Participaram 60 pessoas representantes de instituições parceiras, na Casa do Comércio
O Instituto Fecomércio promoveu, na quinta-feira (30), um encontro com as entidades parceiras dos projetos e ações para apresentar os resultados de 2024 e as metas para 2025. A reunião, que aconteceu na Casa do Comércio, contou com a presença de representantes do Tacaruna Social, Instituto Shopping Guararapes, IJCPM, Banco do Nordeste, Senac-PE, Sebrae/PE, Ceplan, Prefeitura do Recife, Prefeitura de Bezerros, TV Asa Branca, CBN e vários consultores que ministram capacitações para empreendedores por meio do programa Forme.
Durante o evento, que tem o objetivo de estreitar relações com os parceiros das ações durante o ano, o superintendente do Instituto Fecomércio PE, Ricardo Santos, apresentou, para mais de 60 participantes, os resultados e números obtidos no ano de 2024. Além disso, ele destacou os principais pontos de trabalho a ações que serão feitas neste ano.
“O Encontro de Parceiros do Instituto Fecomércio 2025 foi uma celebração do impacto positivo que conseguimos gerar por meio das nossas iniciativas. Reunimos mais de 60 parceiros que, junto conosco, têm transformado vidas por meio da capacitação e do desenvolvimento empresarial. Esse evento reafirma nosso compromisso em seguir fortalecendo parcerias e ampliando o alcance das nossas iniciativas para um Pernambuco mais próspero e inovador”, apontou o Superintende do Instituto Fecomércio PE, Ricardo Santos.
Neste encontro, o Instituto apresentou alguns cases de sucesso frutos das ações com o Curso de Formação Empreendedora (Forme), Programa de Capacitação, Modernização e Desenvolvimento Setorial (Procompec) e com a Loja Artesanato de Talentos, fruto da parceria do Instituto com IJCPM e Shopping Riomar Recife.
De Chã Grande no Agreste Pernambucano, Josineide Maria, proprietária de uma empresa de bolos de rolo, participou do Forme em 2022. “Antes de participar do Forme, eu tinha falido sete vezes. Meu marido me incentivou a fazer o curso e mesmo não querendo no início eu fui e me surpreendi. Após finalizar a formação, apliquei tudo que aprendi, sem mudar uma vírgula, e consegui sucesso na empresa. Hoje a Nobre Bolos de Rolo tem alcance nacional e internacional”, afirmou.
Representado os artesãos da Loja Artesanato de Talentos, Edvaldo Lopes, participante do projeto desde o início em 2015, contou um pouco de sua trajetória no projeto. “Eu aprendi a valorizar meu trabalho. Ter meus produtos sendo comercializados em uma loja de um shopping como o Riomar é muito gratificante, pois eu vejo as pessoas pagando o preço que realmente deve ser pago pelo meu trabalho. Através dos cursos e reconhecimento que esse projeto oferece, eu já consegui fazer até decorações temáticas em shoppings. Sou muito grato por todos que fazem esse projeto”, apontou.
Alexsandra Silva, coordenadora de Empregabilidade do Instituto JCPM, apontou a importância das ações trabalhadas em conjunto para o desenvolvimento social das pessoas impactadas. “Esse tipo de evento nos ajuda na construção de novas oportunidades de colaboração. Além de ser um momento para celebrar as conquistas, discutir desafios e planejar ações futuras. Acho fundamental para manutenção das parcerias”, disse.
“Os depoimentos dos alunos do Forme, Procompec e Artesanato de Talentos reforçaram a importância das ações do Instituto, mostrando que estamos no caminho certo ao proporcionar oportunidades reais para empreendedores e profissionais”, concluiu Ricardo Santos.
Durante o encontro também ocorreu a apresentação das tendências do NRF Retail’s Big Show e sua aplicabilidade ao varejo nacional. Adriane Carvalho, uma das consultoras parceiras do Instituto Fecomércio destacou a importância de participar do encontro. “A Fecomércio é sempre à frente do seu tempo e trazendo inovação, trazendo novidades e notícias do mundo. Foram mostradas as tendências apresentadas na NRF que ocorreu no início de janeiro em Nova York. É muito importante estar aqui, porque estamos nos atualizando dos resultados do Instituto e sobre as tendências internacionais do mercado”.
Instituto Fecomércio PE
O Instituto Empresário Oscar Amorim de Desenvolvimento Econômico e Social, designado Instituto Fecomércio PE, tem o objetivo de promover, coordenar e realizar programas, projetos e ações que contribuam para o desenvolvimento economicamente competitivo, socialmente justo e ambientalmente responsável. Completando 18 anos, oferece, junto aos parceiros, palestras, consultorias, estudos, formação empreendedora, fórum de debates, pesquisas e webséries.