O Centro de Pesquisa (Cepesq) foi implantado pela Fecomércio-PE em 2000, quando iniciou o projeto da Pesquisa Conjuntural do Comércio da Região Metropolitana do Recife (RMR). Liderada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a pesquisa integra uma rede nacional de acompanhamento da conjuntura comercial, com metodologia própria, que tem como objetivo mensurar as variáveis Faturamento Real, Salário e Nível de Emprego.
Em junho de 2002, a Fecomércio-PE, através do Cepesq, publicou os primeiros resultados e, a partir desta data, o comércio da RMR passou a contar, mensalmente, com um instrumento de análise das flutuações do comércio de curto prazo, servindo de referência não só para os empresários, mas para institutos de pesquisas, meios de comunicação e da sociedade pernambucana em geral.
Em 2004, o Cepesq deu início ao projeto de Pesquisa de Sondagem de Opinião, com Consumidores e Empresários da RMR, nas principais datas comemorativas do comércio e, a partir de 2006, através da iniciativa do presidente da Fecomércio-PE, Josias Albuquerque, começou o processo de interiorização das Pesquisas de Sondagem de Opinião, para a cidade de Caruaru. Dois anos depois, em 2008, foi a vez de Garanhuns e, em 2010, houve a expansão para as cidades de Petrolina e de Santa Cruz do Capibaribe.
Além da Pesquisa Conjuntural do Comércio da RMR e das pesquisas de Sondagem de Opinião da RMR e das cidades de Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Santa Cruz do Capibaribe, o Cepesq desenvolve pesquisas de eventos especiais, tais como: