O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) em Recife registrou queda de 3,4% no primeiro mês de 2025 comparado com dezembro de 2024, justificado por um cenário de maior incerteza econômica. O recuo foi influenciado pelo novo aumento da taxa Selic, a valorização do dólar e a alta nos preços dos combustíveis, fatores que elevam os custos operacionais das empresas e impactam o poder de compra das famílias.
O ICEC é um termômetro da percepção dos empresários em relação ao presente e futuro do setor comercial. A queda observada neste início de ano sinaliza um ambiente desafiador, com empresários demonstrando maior cautela em relação a investimentos e contratações.
Em janeiro, a expectativa de contratação de funcionários registrou queda de 2,8%, enquanto os investimentos das empresas recuaram 2,5%, ambos têm a necessidade de maior capital disponível e acesso ao crédito para viabilizar essas decisões. Além disso, a confiança na economia brasileira e no desempenho do comércio também apresentaram retração, com variações de -7% e -8,2%, respectivamente, apontando um ambiente de maior cautela entre os empresários recifenses.
Para Rafael Lima, economista da Fecomércio-PE, o impacto da política monetária mais restritiva tem afetado diretamente a confiança dos empresários. “O aumento da taxa Selic encarece o crédito tanto para consumidores quanto para as empresas, reduzindo a disposição para novos investimentos e, consequentemente, o ritmo da atividade econômica. Além disso, a valorização do dólar pressiona os custos de importação, impactando setores que dependem de insumos estrangeiros”, destaca.
Para Bernardo Peixoto, presidente da Fecomércio-PE, apesar do cenário desafiador, o setor comercial é resiliente. “Os empresários estão atentos às oscilações do mercado, mas é importante destacar que o comércio tem uma capacidade de adaptação muito forte. A expectativa é que uma futura redução da inflação e possíveis ajustes na política econômica tragam um alívio ao setor nos próximos meses”, afirma.
______________________________________________________________________________
Fecomércio-PE– A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) realiza, mensalmente, pesquisas conjunturais, de sondagem de opinião em datas comemorativas para o comércio e estudos especiais, através do Instituto Fecomércio-PE, e recortes locais das pesquisas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e dos índices do IBGE, através da sua Assessoria em Economia.