O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, através do Instituto Fecomércio PE, promoveu, nesta segunda-feira (26), mais uma edição do Café Empresarial, em Serra Talhada, no Sertão pernambucano. No encontro, o consultor Alexandre Guimas debateu a “Inteligência Artificial na prática: Como a IA pode ajudar sua empresa”. O evento reuniu mais de 100 empresários e seus colaboradores. Não apenas residentes de Serra Talhada, mas de municípios vizinhos como: Triunfo-PE, Tabira-PE, Garanhuns-PE, Salgueiro-PE, Juazeiro do Norte-CE e Crato-CE.
No primeiro momento, o palestrante explicou a criação e desenvolvimento da tecnologia, detalhando também os tipos de IA no país. De acordo com Guimas, a Inteligência Artificial Generativa é o que utilizamos hoje e temos fácil acesso.
O facilitador chamou atenção dos participantes sobre como a IA pode ser uma aliada para alavancar os empreendimentos.
Ainda de acordo com ele, a tecnologia já está presente na vida das pessoas em todos os dias, mesmo que quase imperceptível, em relógios, celulares e aplicativos.
No segundo momento do Café Empresarial, os participantes realizaram alguns exercícios orientados pelo consultor. Todos os presentes foram orientados a baixar aplicativos e lançar informações sobre as empresas para criar um texto descritivo, imagens para descrever os produtos e de datas comemorativas. Os resultados das criações da IA foram compartilhados em um grupo no WhatsApp para que todos pudessem verificar.
“O evento em Serra Talhada foi incrível, tivemos uma manhã com mais de 100 pessoas que comprovaram que a Inteligência Artificial veio para ajudar o nosso dia a dia e apoiar os nossos negócios”, destacou o consultor, Alexandre Guimas.
“Esse evento, ele só veio colaborar com um pensamento que a empresa já possuía. A IA, está aqui para nos ajudar e facilitar muitos processos que precisávamos fazer manualmente. Gostei bastante do evento, porque ele foi feito de uma forma muito direta e assertiva. O consultor foi bem didático na forma de passar o conteúdo, todos os empresários, independente do segmento entenderam bem a mensagem”, afirmou Rafaela Santos da Escopo Comunicação.
Cléber Carvalho, da Natal Home Center, destacou que o Café empresarial agregou bastante nas bagagens dos funcionários da empresa. “Já tinha um pouco de conhecimento da Inteligência Artificial, mas não tão aprofundado, como foi detalhado neste curso, podemos utilizar ela de forma mais assertiva para poder dar um UP e desenvolver melhor o trabalho dentro da empresa. Da Home Center, dez funcionários participaram dessa formação e entenderam como irão utilizar os mecanismos da IA para ajudar no trabalho”.
Francisco Mourato, diretor da Fecomércio e Conselheiro do Sesc esteve presente no Café Empresarial e destacou suas impressões sobre o evento. “O Sistema Fecomércio trouxe a Inteligência Artificial como uma opção de melhorias para os negócios para ser debatido com os empresários da região. Estamos muito felizes com a adesão dos empresários de Serra e de outras cidades”.
O superintendente do Instituto Fecomércio, Ricardo Santos, afirmou que eventos como o Café Empresarial proporcionam oportunidades para os empresários aprenderem com especialistas e trocarem experiências valiosas. “Essa edição do Café Empresarial reuniu mais de 100 empresários e profissionais, interessados em explorar as vastas possibilidades que a inteligência artificial (IA) oferece ao mundo corporativo. É inegável que a IA estar transformando diversas áreas empresariais, desde a otimização de processos até a personalização do atendimento ao cliente, redefinindo significativamente nossas operações e tomadas de decisão”, destacou.