Um grupo de 25 funcionários do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, lotados na Casa do Comércio, no Recife, participaram de um treinamento de Brigada de Emergência. Com 20 horas de duração, os encontros aconteceram de 02 a 06 de dezembro e foram promovidos por meio do Instituto Fecomércio-PE. A ação foi desenvolvida para despertar a cultura de segurança com foco na segurança individual e coletiva, sempre pensando na preservação de vidas e da estrutura física, além de estar alinhado aos padrões de socorro a nível mundial e serviços públicos vigentes no país.
“A qualificação dos colaboradores é fundamental não apenas para a proteção de nossas instalações, mas também para a segurança e o bem-estar de todos os que utilizam nossos serviços. Uma equipe bem treinada faz toda a diferença em momentos críticos, podendo salvar vidas e minimizar danos”, comenta Ricardo Santos, superintendente do Instituto Fecomércio PE.
Todo o curso foi ministrado pelo Cel. Ariston Alves, bombeiro aposentado da Polícia Militar de Pernambuco, enfermeiro e especialista em urgência e emergência com mais de 30 anos de experiência.
Durante os encontros, foram abordados procedimentos para paradas cardíacas, paradas respiratórias, contenções de hemorragias, engasgos, queimaduras e choques elétricos, curativos, imobilização e movimentação da vítima, comunicação assertiva com vítimas, equipes de socorro como SAMU e Corpo de Bombeiros, além de simulações para o uso de extintores de combate a incêndios.
Fechando a semana, na sexta-feira (06/12) foi realizada uma simulação de evacuação do prédio da Casa do Comércio em caso incêndio, com a participação de todos os funcionários que trabalham no prédio.
O treinamento foi bem recebido pelos participantes. “Esta iniciativa nos deixa capacitados a atuar em situações de emergência visando a preservação da vida humana. Sinto que estou um pouco mais preparado para saber como lidar em circunstâncias adversas, seja preventiva ou emergencialmente”, afirma Jonas Carlos Júnior, analista de designer do Sesc PE. Para Luiz Fernandes, analista comercial do Senac, os aprendizados são úteis tanto no convívio da empresa quanto na vida pessoal. “Ter o mínimo de conhecimento sobre isso é importantíssimo, pois pode salvar vidas”.