Nesta quarta-feira (10), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio PE), através do Instituto Fecomércio PE, promoveu a conclusão de mais um curso do Programa de Formação Empreendedora (Forme). Esta edição ocorreu em parceria com o Instituto Robson Cavalcanti e Sebrae, na Paroquia Jardim das Oliveiras, em Boa Viagem, no Recife e capacitou 15 empreendedores.
Ao todo forma 33 encontros ministrados pela instrutora do Sebrae, Ana Lira. Durante esse período os participantes aprenderam técnicas para transformarem seus negócios. “É muito gratificante estar aqui, porque eu acredito muito no projeto FORME, no curso do desenvolvimento empreendedor. Podemos ver na prática o dia que eles entram e o dia que eles estão saindo e é uma transformação na vida deles. Você poder gerar renda, principalmente essa turma que tem muitas pessoas da Comunidade 8 de Março, eles falam muito sobre a falta de oportunidade e nós conseguimos, nesses 33 encontros, desenvolver várias atividades para ajudar essa comunidade”, destacou Ana Lira.
Residente da Comunidade 8 de Março, Lidiane Alves, encontrou na formação a oportunidade para reabrir seu bar, desta vez com um plano de negócios personalizado e calculando os custos, gastos e lucro. “Desde muito nova busco minha independência financeira. Já tentei várias vezes abrir meu próprio negócio, mas sem o entendimento fica difícil. Graças a Deus o Forme está me ajudando muito, e agora eu estou conseguindo”, disse.
Essa turma do Forme chamou atenção por ter uma família participando, Guibson Ramos, sua esposa Alexandra Ramos e os dois filhos Alexandro e Gabriel, de 14 e 18, respectivamente, montaram duas empresas no ramo alimentício. Os filhos optaram por uma empresa de brigadeiros, a Doces Fraternos, já os pais em parceria com a amiga Elayne, apresentam a Busca Fé.
“É gratificante ter nossos filhos participando conosco de um curso como esse. Eles pediram para participar e nós não pensamos duas vezes e aproveitamos a oportunidade como eles. Eu estou aposentado e já estava pensando em montar um empreendimento negócio e enquanto estava na igreja foi anunciada a formação e eu enxerguei como uma resposta divina. Minha família já vendia lanches na cantina da igreja e, porque não expandir? Minha esposa já vinha fazendo algumas coisas e a Elayne nossa parceira no projeto já trabalha conosco fornecendo”, afirmou o empreendedor.
Psicólogo recém-formado, Davi Santos, viu no Forme a oportunidade que faltava para dar início a sua própria clínica de psicologia. “Durante a graduação não é ofertada nenhuma disciplina relacionada ao empreendedorismo e assim que terminei a faculdade eu me deparei com o mercado de trabalho e eu não sabia o que fazer, então o curso veio em um momento muito oportuno e supriu bem essa deficiência em questão de gestão financeira e gestão empresarial”, destacou.
A banca avaliadora foi composta por Alane Guimarães do Sebrae, Maurício Amazonas do Instituto Robinson Cavalcanti, Keila Camargo da Paróquia Jardim das Oliveiras, Marta Ferreira do Banco do Nordeste (BNB) e Rosely Oliveira do Instituto Fecomércio PE. “O Forme é uma oportunidade para que os concluintes façam seus negócios prosperarem e um apoio para aqueles que ainda não conseguiram definir em que segmento desejam empreender. No Forme desenvolvemos um plano de negócios personalizado, trabalhamos autoestima e características dos empreendedores”, afirmou Rosely.