O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, através do Instituto Fecomércio PE, promoveu, nesta quarta-feira (24), a terceira edição do Café Empresarial. No encontro, os consultores Luciano Fernandes e Alexandre Guimas debateram a “IA na prática: Como a IA pode ajudar sua empresa”.
No primeiro momento, os palestrantes explicaram a criação e desenvolvimento da tecnologia. Além disso, detalharam o tipo de IA disponível no Brasil. Segundo eles, a Inteligência Artificial no país é fraca, pois não tem habilidade de criar memórias nem utilizar experiências passadas para tomar decisões.
Os palestrantes chamaram a atenção dos participantes sobre como a IA pode ser uma aliada para alavancar os empreendimentos.
“Seu negócio não vai acabar por causa da Inteligência Artificial, ele pode acabar porque seu concorrente já está utilizando a IA para alavancar os negócios “, apontou Alexandre Guimas.
Ainda de acordo com ele, a tecnologia já está presente na vida das pessoas em todos os dias, mesmo que quase imperceptível, em relógios, celulares e aplicativos.
Já para Fernandes, a IA pode ser surpreendente para os empresários. “Vocês não imaginam o quando seus negócios irão crescer”.
No segundo momento do Café Empresarial, os participantes realizaram alguns exercícios orientados pelos palestrantes. Todos os presentes foram orientados a baixar aplicativos e lançar informações sobre as empresas para criar um texto descritivo, imagens para descrever os produtos e de datas comemorativas. Os resultados das criações da IA foram compartilhados em um grupo no WhatsApp para que todos pudessem verificar.
“Eu achei o Café Empresarial muito enriquecedor. A ideia de ter teoria e prática foi fundamental. Não só aprendemos como conseguiu praticamos. Além disso, é uma temática super atual”, afirmou a empresária de moda praia, Marina da Fonte.
Empresário no segmento de perfumaria, Túlio Romero destacou o desempenho dos palestrantes.
“A forma que o conteúdo foi transmitido foi muito facial de absorver. Conseguimos introduzir fácil o conteúdo, então eu saio daqui bem confiante de que vou implantar o conteúdo na minha empresa”, disse.
O superintendente do Instituto Fecomércio, Ricardo Santos, afirmou que eventos como o Café Empresarial proporcionam oportunidades para os empresários aprenderem com especialistas e trocarem experiências valiosas.
“Nossa terceira edição do Café Empresarial reuniu mais de 60 empresários e profissionais, interessados em explorar as vastas possibilidades que a inteligência artificial (IA) oferece ao mundo corporativo. É inegável que a IA estar transformando diversas áreas empresariais, desde a otimização de processos até a personalização do atendimento ao cliente, redefinindo significativamente nossas operações e tomadas de decisão”, destacou.