A publicação foi entregue a representantes de instituições como o Gabinete do Centro do Recife (Recentro), a Prefeitura do Recife, o Governo do Estado e a Câmara Municipal do Recife
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco lançou, nesta terça-feira (18), durante café da manhã para autoridades e a diretoria do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, o estudo inédito “Perspectivas e Oportunidades Econômicas Centro do Recife 2024”, elaborado em parceria com a Ceplan Consultoria Econômica e Planejamento. Segundo Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, o estudo focado na capital pernambucana abrange a evolução recente das principais atividades econômicas do território e os principais desafios que afetam seu desenvolvimento, fazendo um balanço das iniciativas públicas e privadas em curso, além de analisar forças e oportunidades econômicas nos bairros da Boa Vista, Santo Antônio, São José, Recife Antigo, Ilha do Leite, Santo Amaro, Coelhos, Paissandu e Soledade. “No documento, os governos e iniciativas privadas podem ter acesso a diretrizes, estratégias e propostas de iniciativas que evidenciam os desafios e as oportunidades únicas enfrentadas pela região, com destaque para a demanda por educação profissional”, afirmou Peixoto.
Segundo Bernardo Peixoto, o estudo focado no Centro do Recife foi fruto de um pedido do prefeito da capital, João Campos, quando teve acesso a outro estudo da Fecomércio PE, focado no Sertão de Pernambuco – “Um olhar para os investimentos e oportunidades de Serra Talhada e entorno”, lançado em 2021. Esse estudo fazia um diagnóstico do crescimento do município, nos últimos vinte anos, e trazia oportunidades de investimentos, qualificação e melhorias na infraestrutura local. Peixoto também usou a oportunidade para mostrar alguns investimentos que o próprio Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE já está fazendo, seguindo as diretrizes dos estudos, para requalificar os polos econômicos do Recife. “Graças a esse pedido, hoje temos a oportunidade de lançar este estudo feito em parceria com a Ceplan, empresa de referência em economia, que nos guiará nos próximos anos quanto aos investimentos econômicos no Centro do Recife, como, por exemplo, a distribuição de R$ 100 milhões em obras e requalificações de espaços do Sistema, desse montante, R$ 40 milhões estão destinados à construção do Centro de Saúde do Senac, que ofertará cursos na área da saúde”, comentou Peixoto.
Durante o lançamento do estudo, Valdecir Monteiro, economista sócio da Ceplan, que liderou a construção do documento, destacou a relevância da colaboração entre os diversos setores para a revitalização do Centro do Recife. Segundo ele, “esse foi um estudo recomendado pela Fecomércio PE, que a Ceplan teve o prazer de participar, uma contribuição importante que, no final, não é só para a Fecomércio, não é só para o Sistema, acho que para o Recife todo”. Monteiro também enfatizou para destacar a necessidade de uma abordagem integrada, mencionando que o sucesso não pode ser alcançado de forma isolada. “Apesar da decadência de algumas áreas de comércio tradicional, há potencial para ra evitalização e o crescimento dinâmico, com a reocupação do centro urbano sendo essencial. Para isso, é fundamental melhorar a segurança, atrair o setor imobiliário com espaços multiusos e integrar os polos educacionais, de saúde e de informática para criar um ambiente urbano mais vibrante e sustentável”, analisou.
Ao final da cerimônia de apresentação, o estudo foi entregue à secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Florêncio, e à chefe do Gabinete do Centro do Recife (Recentro), Ana Paula Vilaça, que representaram o prefeito João Campos; ao secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de PE, Carlos Sant’ana, representando a governadora Raquel Lyra; ao deputado estadual Antônio Moraes; e aos vereadores do Recife Carlos Muniz, Cida Pedrosa e Marco Aurélio Filho, que representou o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá. Também estiveram presentes no evento a diretoria do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE; o reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens; Ademilson Saraiva, economista sócio da Ceplan; o empresário Celso Muniz Filho, empreendedor do Shopping Boa Vista; dentre outras autoridades.
O estudo pode ser conferido na íntegra no site da Fecomércio PE – www.fecomercio-pe.com.br.