Na noite desta quinta-feira (8), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado Pernambuco (Fecomércio-PE) realizou a terceira edição do Seminário Pós-NRF (National Retail Federation, Retail’s Big Show 2025), no Sesc Lazer Serra Talhada, no Sertão. A missão e o evento aconteceram com patrocínio do Sebrae/PE e Senac PE e foi resultado da I Missão Técnica da Fecomércio PE à NRF, no período de 10 a 17 de janeiro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A missão presidida pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto e coordenada pela diretora geral executiva da Fecomércio-PE, Cleide Pimentel, conectou empresários, gestores e profissionais pernambucanos ao que há de mais avançado no comércio mundial. Durante o seminário, o coordenador técnico da missão, Fábio Oliveira, apresentou as tendências da maior feira de varejo do mundo. Além disso, empresários que participaram da missão compartilharam suas experiências.
“Essa é a terceira e última edição dos nossos Seminários Pós NRF, me sinto feliz por encontrar tantos empresários interessados em descobrir as tendências do varejo mundial. Trazer para Serra Talhada e região este seminário e tudo o que vimos de mais inovador nos Estados Unidos, é muito importante para que todos. Levamos 30 empresários para Nova Iorque para esta missão de muito conhecimento e novos aprendizados. Ficamos encantados com a quantidade de inovação que pudemos conhecer na NRF. Temos que nos preparar para os avanços tecnológicos que vão chegar nos empreendimentos de todo Brasil”, afirmou Bernardo Peixoto.
O diretor regional do Senac-PE, Regivan Dantas, e a gerente regional do Sebrae-PE para o Sertão do São Francisco, Mara Almeida, empresas patrocinadoras da missão, saudaram os empresários na abertura do evento. “O Senac é o braço da formação profissional do comércio no Brasil. Nós estamos trabalhando com muita inovação, trazendo tecnologias e inovação para o setor”, afirmou Dantas.
A gerente do Sebrae em Serra Talhada, Rossana Webster, agradeceu a escolha da cidade para o Seminário. “Nós somos muito privilegiados de receber um evento desse porte aqui, é um momento estratégico. O momento que vivemos hoje de um consumidor que ele é ávido por informações”, destacou.
O coordenador técnico da missão da Fecomércio-PE à NRF 2025, Fábio Oliveira, conduziu o encontro apresentando as experiências e tendências da maior feira de varejo do mundo. “Há quase 30 anos, a Fecomércio Pernambuco promove a internacionalização da economia de Pernambuco. Essa missão técnica é uma iniciativa de grande valia não só para o comércio de bens, serviços e turismo, mas para a economia do estado como um todo”, explicou.
A missão proporcionou a empresários pernambucanos a oportunidade de conhecer diversas novidades para seus negócios. O seminário foi encerrado com um ocorreu um painel de debate, conduzido por Fábio Oliveira, no qual foram convidados os empresários Francisco Mourato, da Solarel Energia Solar, Alberes Lopes, do Salão da Moto, Adélia Cristina, da Ótica Revelação e Gustavo Machado, do Mundo Mágico Baby e Kids.
“O segredo nessa relação do digital e do físico que foi visto na NRF em empresas que atuam no mundo todo, é que para fixação no mercando digital você precisa ter lojas físicas extraordinárias com pessoas qualificadas, que entendam sobre os produtos e que gostem do trabalho. Além disso, o produto precisa se comunicar com os clientes”, explicou Francisco Mourato.
Já Adélia Cristina destacou como a NRF vem fazendo a diferença no seu dia a dia. “Vivemos experiências tão incríveis naquela feira. Desde que eu cheguei da NRF em janeiro que eu consigo diariamente pensar naquele lugar, trazendo para o meu negócio. Lá tivemos uma demanda de ideias, informações e palestras incríveis. Também temos a possibilidade de encontrar grandes líderes que estão eles estão no mesmo patamar que nós, todos ali para buscar experiências”.
Alberes Lopes afirmou que a experiência foi transformadora. “Sabemos que o que acontece na NRF ela repercute no Brasil, às vezes, dez anos depois. Muitas coisas acontecem antes, outras demora mais de pouco. Nesta edição da maior feira de varejo do mundo encontramos muito sobre inovação e inteligência artificial. Há um pouco tempo se imaginava que tudo agora iria ser comercializado pela internet. E hoje a NRF mostra que não é mais assim, é necessário ter uma conexão entre o físico e o digital”, relatou.
Empresário no segmento de moda infantil, Gustavo Machado, explicou como a feira o impactou. “Foi incrível para nós participarmos dessa missão à NRF 2025.Viver uma experiência imersiva, é diferente de qualquer coisa. Entender um pouco sobre o que vai acontecer e as tendências para possamos direcionar nossa capacidade de gestão, é fundamental. Também pudemos perceber como a Inteligência Artificial vai ajudar em nossos negócios”.
Durante o painel os convidados compartilharam suas impressões sobre a missão as experiências vivenciadas na NRF. Os empresários também apontaram como os conhecimentos adquiridos impactaram seus negócios.
Missão Técnica à NRF 2026
No Seminário Pós NRF 2025 – Edição Petrolina, os participantes puderam se inscrever para a Missão Técnica da Fecomércio PE à NRF 2026. Os interessados devem se inscrever através do link: https://forms.gle/TKH1UgKLFbEC8BQd7. Após realizar a pré-inscrição, a equipe da missão entrará em contado para divulgar mais informações.
NRF Retail’s Big Show 2025
A 115ª edição da National Retail Federation – Retail’s Big Show, ou simplesmente NRF 2025, consolidou-se mais uma vez como o maior evento de varejo do mundo. Realizado entre os dias 12 e 15 de janeiro em Nova Iorque (EUA), o evento reuniu mais de 40 mil participantes de 90 países, incluindo grandes nomes do setor, empresários e especialistas. A programação contou com mais de 175 palestras, painéis de discussão, workshops, visitas técnicas e uma vasta feira de exposição, apresentando as mais recentes inovações para o varejo global. O tema deste ano, Game Changer, destacou a necessidade de transformação e adaptação no varejo, abordando tópicos como inteligência artificial (IA), sustentabilidade, personalização, experiência de compra e o futuro das lojas físicas. A delegação da Fecomércio Pernambuco esteve presente e trouxe insights valiosos para pequenos e médios varejistas brasileiros.