A formação teve carga horária de 16h e ocorreu no hotel Sesc Guadalupe
Entre os dias 30/10 e 01/11 a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE), através do Instituto Fecomércio PE, realizou o curso Planejamento de Contratações, no Sesc Guadalupe, Sirinhaém – PE, no Litoral Sul pernambucano, com o Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União (TCU), Gledson Pompeu. A iniciativa faz parte do programa Instituto Capacita e instruiu 45 pessoas.
“A licitação hoje, é essencial para as organizações do Sistema conseguirem contratar bem soluções para as necessidades que eles têm e isso só vai ser possível se toda a organização, não só a área de licitação, mas também os seus gestores de negócio compreenderem quais são os critérios, quais são os fatores de sucesso para uma boa licitação”, apontou o auditor.
A capacitação possuiu carga horária de 16h com foco em práticas interativas e aplicação dos conceitos em casos reais.
“Esse curso tem tido muito sucesso. A RM2 tem uma equipe de instrutores da qual eu faço parte, que são todos, ou a maioria auditores do TCU de carreira, e que conhecem a fundo esse tema e que podem trazer experiências de quais são as coisas certas e, principalmente, quais são os erros a evitar na hora de fazer uma licitação”, continuou.
O evento foi realizado em parceria com a RM2 Compliance e Cartão do Empresário, Clube de Benefícios da Fecomércio PE.
Segundo o superintendente do Instituto Fecomércio PE Ricardo Santos, o treinamento ofereceu um aprofundamento prático em temas fundamentais, como o novo Regulamento de Licitações e Contratos, Plano Anual de Contratações e Análise de Mercado. “Com uma abordagem interativa, os participantes puderam explorar as melhores estratégias de contratação, fortalecendo a governança e a transparência no uso de recursos. Este curso marca o início de uma trilha de capacitações que o Instituto Fecomércio promoverá na área, visando fortalecer a gestão e alinhar processos às melhores práticas”, destacou.
A capacitação contou com presença de profissionais da Fecomércio, Sesc e Senac Pernambuco. Conforme a Secretaria Executiva do Instituto Fecomércio Wilma Fonseca, o curso fortaleceu as competências dos profissionais que participaram. “O curso forneceu aos profissionais o domínio de técnicas e conhecimentos necessários para uma tomada de decisão mais criteriosa, assegurando uma gestão responsável e comprometida no dia a dia”, apontou.
Para Juliane Vasconcelos do jurídico da Fecomércio PE, o curso esclarece muitas questões que facilitam o desempenho do profissional.
“A formação promovida pelo Instituto Fecomércio trouxe boas práticas na área de contratação e planejamento de contratação. O posicionamento do auditor fiscal do TCU também nos traz pontos importantes para aprimorar o nosso trabalho”, frisou.
Além disso, duas profissionais Senac e Sesc do Rio de Janeiro participaram do curso. Presidente da Comissão de Licitação do Senac RJ Rogéria Savelli e a Coordenadora de Planejamento e Compras do Sesc RJ Aline Cruz ficaram sabendo da capacitação por meio de um ofício envidado pelo Instituto Fecomércio PE para as federações de todo Brasil.
“A capacitação é super útil, enriquecedor e esclarecedora em vários pontos que até então estavam escuros. Foi uma ótima experiência e com relação a todos que nos receberam aqui em Pernambuco, foram todos acolhedores, simpáticos, extremamente agradáveis”, destacou Rogéria.
“O curso é muito bacana, o conteúdo muito aderente à nossa realidade, mesmo dentro das rotinas, dos processos licitatórios, das etapas de planejamento para esses processos. O palestrante é muito interessante, dominou bem o assunto e isso acaba sendo um diferencial”, disse Aline.