Ação do Instituto Fecomércio-PE reuniu informações importantes para o futuro da experiência no varejo em tempos de Inteligência Artificial
Na manhã da última quarta-feira (17/4), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), através do Instituto Fecomércio, realizou o Café Empresarial, encontro com foco em empresários e microempreendedores que buscam se atualizar nas tendências e novidades do mercado. Na programação, os participantes puderam contar com palestras focadas no impulsionamento dos negócios e apresentação de pitchs, durante o intervalo, de empresas parceiras do evento como Work Avanti, Fidelizza, Aconcho e o Cartão do Empresário.
Iniciando a manhã, o público pôde contar com a palestra O Desafio do Relacionamento com o Cliente Digital, que foi ministrada pelo consultor de Marketing e Inovação para o Varejo Alexandre Guimarães. Durante sua exposição, Guimarães afirmou que, hoje, por possuirmos uma gama de redes sociais e canais de atendimento, a jornada do cliente mudou muito e o grande desafio do empresário varejista e das empresas é entender como podem atender da melhor forma, mas mantendo a mesma abordagem em todos esses canais. “Hoje, falamos sobre Omnichannel, termo que faz uns dez anos que tramita no mercado, porém agora que começou realmente a penetrar nos negócios, principalmente aqui no Brasil”, observou o consultor.
Na última palestra do dia, o mentor e palestrante Márcio Borba abordou o Varejo Experience: O Novo DNA do Varejo do Futuro. “A NRF (National Retail Federation), a maior feira de varejo do mundo, que acontece há mais de 115 anos em Nova Iorque, trouxe, em 2024, o tema ‘Faça o Que Importa’, que se conecta ao tema de 2023: ‘Faça o Básico Bem Feito, que os Clientes Voltarão Todos os Dias’. E quando a gente fala sobre fazer o que importa, é entender primeiro que a gente tem que ouvir o cliente para poder, de fato, proporcionar a melhor experiência para ele”, afirmou Borba, que ainda defendeu a existência de três pilares que precisam ser trabalhados para se alcançar uma gestão exitosa: pessoas, processos e tecnologia. “Pessoas, pois ninguém faz nada sozinho, seguido dos processos, necessários para se entender onde se deve evoluir para criar novas metodologia, e, por último, a tecnologia , que se une à gestão empresarial para ajudar na conexão com os clientes”, explicou.
Pitchs e sorteios – Durante o intervalo das palestras, os representantes das marcas parceiras Work Avanti, Fidelizza, Aconcho e o Cartão do Empresário, o clube de vantagens da Fecomércio-PE, que oferece produtos e serviços com descontos de até 70% no Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e em mais de 2 mil pontos de descontos, expuseram um pouco de seus produtos e serviços em pitchs focados no público presente. Ao final, os participantes também puderam participar de sorteios de prêmios exclusivos.