A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou pesquisa para o Dia das Mães, com um recorte especial para o Estado de Pernambuco. A pesquisa apresenta dados nacionais e estaduais de volume de vendas, além de volume de vendas por segmento do varejo e expectativa de contratações temporárias.
De acordo com a CNC, o volume de vendas motivado pelo Dia das Mães em 2023 deve totalizar cerca de R$13 bilhões em todo o Brasil. Apesar de expressivo, esse montante representa um recuo de 4,1% em relação ao Dia das Mães do ano passado. Para Pernambuco, a expectativa para o volume de vendas é de R$284,9 milhões, 9% a menos que o registrado em 2022. A pesquisa mostra também uma sequência de queda no volume de vendas no último triênio, após a forte reabertura econômica pós-pandemia de Covid-19. Com isso, os resultados de 2023 estarão em patamar semelhante aos de 2016.
A estimativa da CNC indica que o segmento de Vestuários e Calçados terá a maior parcela no volume de vendas do Estado no Dia das Mães deste ano, faturando cerca de R$ 100 milhões, seguido por Farmácias e Perfumarias (R$ 79,78 milhões), Utensílios Domésticos e Eletroeletrônicos (R$ 38,21 milhões), Móveis e Eletrodomésticos (R$ 31,98 milhões) e Hipermercados e Supermercados (R$ 26,52 milhões). A procura por itens de menor valor tende a pautar a escolha de presentes nesta data comemorativa, uma vez que esses produtos oneram menos o orçamento, sobretudo em contexto de persistente endividamento das famílias.
Além disso, a pesquisa da CNC estimou a geração temporária de 21,9 mil postos de trabalho em todo o país, uma queda de 7,4% na contratação realizada em 2022. O salário médio de admissão ficará em torno de R$1.667,50, 7,2% acima do valor médio pago no mesmo período do ano passado. Em Pernambuco, a expectativa é de contratação de 490 trabalhadores temporários, uma queda de 4,48% quando comparado ao Dia das Mães de 2022.
Outros fatores podem estar contribuindo para a queda nas vendas do Dia das Mães, como a instabilidade econômica do país e o já mencionado endividamento das famílias. Além disso, o aumento dos preços de produtos e serviços afeta a decisão de compra dos consumidores e impacta as vendas, principalmente de roupas, sapatos e maquiagens.
Paralelamente, foi elaborada e publicada a pesquisa de sondagem de opinião pela Fecomércio-PE. A pesquisa mediu a proporção de consumidores que pretendem comemorar a data, como planejam comemorar, quanto pretendem gastar em presentes, como vão pagar, onde vão fazer as compras e o que pretendem comprar. A pesquisa também investigou os gastos em restaurantes, bares e lanchonetes, bem como os motivos pelos quais algumas pessoas não pretendem comemorar a data.
A pesquisa da Fecomércio-PE destacou que 78,2% dos pernambucanos pretendem celebrar o Dia das Mães em 2023. O ticket médio de consumo para o Dia das Mães foi estimado em R$178 para o comércio varejista, enquanto que para os restaurantes o consumo médio foi estimado em R$193. A expectativa de desempenho nas vendas para o Dia das Mães deste ano é otimista entre os empresários do varejo de shopping, com 83,5% acreditando que venderão mais do que em 2022. Já entre os empresários do ramo de alimentação, 73,9% acreditam que venderão mais do que no ano anterior.
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