Fórum com o master coach foi realizado através do Instituto Fecomércio-PE, em parceria com o Sebrae/PE e o Senac-PE
Recurso limitado não significa falta de qualidade nos produtos ou serviços. No Fórum de Debates da Fecomércio-PE, o master coach Jairo Martiniano mostrou como é possível manter a qualidade nos negócios mesmo em momentos de escassez de recursos. A iniciativa foi realizada através do Instituto Fecomércio-PE, em parceria com o Sebrae/PE e o Senac-PE, nesta quinta-feira (25). A mediação ficou a cargo do coordenador de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação da Faculdade Senac Pernambuco (FacSenacPE), Jobson Alves.
“Estamos em um momento delicado, mas os líderes precisam entregar soluções, ferramentas e suporte para caminhar nesse momento. Juntos conseguimos dar a volta por cima”, afirmou Jairo Martiniano. Participando da segunda edição do Fórum de Debates de 2021, Martiniano apresentou seu Stand-Up Corporativo, para “falar de coisa séria sem ser chato”.
Refletindo sobre o conceito, o master coach levantou o questionamento do que significa ter qualidade atualmente. “Qualidade é uma métrica que precisa ser definida pela empresa. No entanto, é preciso levar em conta que estamos entregando qualidade quando um atendimento é feito de forma confiável, acessível e no tempo certo. Qualidade é experiência positiva com o cliente”.
Para evitar problemas na qualidade, é necessário estar atento à padronização dos processos, evitando retrabalhos constantes, perda de dados e desorganização. Um diagnóstico organizacional auxilia o líder a focar no que realmente importa, que é o planejamento, a gestão do time, os relatórios de acompanhamento e o aumento da autonomia dos indivíduos.
Já os pecados capitais listados pelo palestrante foram: trabalhar sem visão e missão clara, não entender qual o negócio principal da empresa, depender de uma linha única de produto ou serviço, mudar estratégia sem mudar a cultura da empresa e ir além das competências do negócio.
Ponto focal do debate, Martiniano reforçou a necessidade de se reinventar. “Quanto existe uma escassez de recursos é que vemos o perfil do líder. Nessas horas, o diferencial será se apoiar no propósito e se reinventar. Recurso limitado não significa falta de ideias. Tenta ver o que é possível ser feito e que não tem ninguém fazendo”, destacou.
Segundo o coach, 71% dos funcionários deixam uma empresa por problemas na comunicação com seus líderes. Porém, 86% dos executivos acreditam que não existe um problema comunicacional na sua empresa. A solução é a ação: “A empresa precisa liderar as mudanças, estabelecer uma comunicação poderosa que seja clara, construir relacionamentos afetivo e desenvolver o time para ver onde é necessária uma atuação maior. É preciso estar atento ao foco do cliente, pensar e agir com inovação, sair do tradicional e definir metas e métricas que suportem o objetivo”, explicou Martiniano.
Finalizando sua participação no Fórum, o master coach comentou que abdicar de coisas para adquirir novos hábitos é necessário, já que o empresário não pode utilizar uma metodologia antiga para novos problemas. Além disso, é preciso reavaliar as funções das pessoas nas empresas e gerenciar a si mesmo.
Ao final da palestra foram sorteadas duas consultorias com o master coach Jairo Martiniano.
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