Como se preparar para o novo perfil de consumidor, quais os tipos de serviços e as principais mudanças que o mercado espera do Varejo. Esses foram alguns dos pontos levantados, na noite desta terça-feira (14/06), pela especialista em varejo e CEO da GS & MD Consultores, Ana Paula Tozzi, durante o Fórum Empresarial Inteligência de Mercado, promovido pelo Instituto Fecomércio-PE, em parceria com o Sebrae. O encontro foi aberto pelo 2º vice-presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, que destacou a necessidade de adequação dos empresários às estratégias para este momento de crise na economia.
O evento, que teve como objetivo incentivar os empresários a fazerem uso de mecanismos que proporcionem o desenvolvimento da sua inteligência de mercado, para que enxerguem novas oportunidades, trouxe também o diretor do grupo Ferreira Costa, Guilherme Ferreira da Costa, que contou aos presentes o case de sucesso da empresa.
Segundo Ana Paula Tozzi, é preciso conhecer o consumidor e identificar suas necessidades como oportunidades de negócio. “Hoje as pessoas procuram comprar não só uma mercadoria, mas sentir prazer em comprar e experimentar novas sensações”, destacou.
Para ela, um modelo de negócio que tende a crescer bastante são as conveniências.“Não falo em um tipo de conveniência tradicional, mas atrelar seu produto à praticidade, ao mercado que agrade o consumidor. Essa nova geração exige personalização, praticidade e, sobretudo, eles não querem apenas consumir um produto de determinada marcas, eles querem ser fãs dessas marcas. Eles falam sobre as lojas em redes sociais”, explicou.
Guilherme Ferreira da Costa enfatizou, durante sua palestra sobre a trajetória da Ferreira Costa, a importância para alguns eixos para ter sucessos nos negócios, como a escolha de um bom ponto comercial, realizar uma boa pesquisa de mercado atrelada ao estudo do impacto ambiental daquele negócio, para identificar como a empresa pode ajudar a preservar o meio ambiente e para ter um negócio sustentável. “Além desses pontos é importante investir no conforto e na praticidade. Hoje, a Ferreira Costa é um ambiente para toda família, incluímos até um carrinho para os pets dos nossos clientes terem acesso à loja. Outra estratégia nossa é investir em treinamento e valorizar o colaborador , para que ele se especialize e trabalhe onde ele se sente feliz”, disse.
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