Evento reuniu palestras e pitch de franquias na programação e contou com cerca de 450 participantes
Trazer o que tem de mais novo no cenário do varejo. Foi com esse objetivo que, na noite da última terça-feira (30), o auditório Tabocas, localizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, sediou o primeiro dia do 3º Congresso de Tecnologia para o Varejo – O Futuro é Agora. O evento, realizado pela Fecomércio-PE e pelo Sebrae em Pernambuco, em parceria com a Prefeitura do Recife e a Associação Brasileira de Franchising (ABF), focou no modelo de negócio de franquia neste primeiro momento. Na quarta-feira (31), o congresso realizou seu segundo dia, abordando marketing digital e e-commerce.
Na abertura do Congresso, o projeto Aria Social trouxe um trecho do seu premiado espetáculo “O Nosso Villa – Um Musical Villa-Lobos”, baseada na vida e obra do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Em seguida, o diretor-superintende do Sebrae/PE, Oswaldo Ramos, e o 1º vice-presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, deram as boas-vindas aos participantes. “O Congresso está trazendo as novidades ligadas ao varejo e à tecnologia. Com as palestras, acredito que todos irão sair mais enriquecidos daqui”, afirmou o vice-presidente.
Dando início à programação da noite, Alexandre Alves, gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae/PE, ministrou a palestra “Franquia ou negócio próprio?”, com a qual foi possível entender as diferenças entre os modelos de negócio, os motivos para investir em uma franquia e as razões para ter um negócio próprio. O gerente alertou sobre a importância de analisar o mercado antes de empreender. “Para quem deseja abrir algum desses tipos de negócio, é necessário fazer uma autoanálise, entender os modelos de negócio e alinhar com as razões que estão levando-o a empreender, além do seu perfil pessoal”, explica Alexandre.
Leonardo Lamartine, diretor regional da ABF, deu continuidade à programação apresentando dados sobre franquias na palestra “Números do franchising: segmentos que estão em alta”. Adir Ribeiro, colunista e mentor da Endeavor, mestre do MeuSucesso.com, consultor técnico da ABF e professor de grandes escolas de negócios no Brasil, continuou a conduzir a programação falando sobre “Erros e acertos em franquia”, antes do painel “Franqueadoras: estratégias e expectativas para crescimento!”, que contou com a presença do Grupo Bonaparte, Grau Técnico, Açai Concept e Yes! Cosmetics. Um pitch de franquias e o painel “Vida de franqueado” encerraram a noite.
Leave a Comment