O empresário João Carlos Paes Mendonça destacou, durante palestra magna no 1° Congresso de Tecnologia do Varejo, realizado pela Fecomércio-PE e o Sebrae, as principais características do empreendedor. Segundo o empresário, que comanda um grupo de negócios 80 anos de existência, para empreender é preciso ter vocação, foco, trabalhar muito, ser austero nos gastos, ser um visionário, não ter medo de perguntar, ser inovador, respeitar todos os níveis hierárquicos e acima de tudo: ter orgulho de suas origens e ter paixão pelo o que faz.
João Carlos Paes Mendonça falou para um auditório com mais de 600 participantes, maioria empresários de Caruaru e de cidades como Serra Talhada e Petrolina e fez questão de enfatizar que em momentos de crise, como o que o Brasil passa atualmente, é propício para a criação de novos negócios e oportunidades. “Em momentos de crise é preciso ser criativo. O líder precisa se reinventar. Os que não buscam novas oportunidades são os que fracassam”, disse.
Para o empresário, não existe segredo para alcançar objetivos e metas. Existe o empenho e o foco. Entusiasta, João Carlos Paes Mendonça ver em novos desafios a chance de continuar inovando. Um exemplo de sua ousadia está na diversificação dos seus negócios. Ele que começou no comércio na década de 1930 e foi líder do ramo de supermercado por mais de 30 anos em todo o Nordeste, com a rede Bompreço, passou a investir no ramo imobiliário, de shoppings e sua nova e mais recente paixão são as vinícolas.
O resultado desse novo desafio foi o lançamento recente dos vinhos da Quinta Maria Izabel. “Eu sempre busquei ter um hobbie, mas só fazia trabalhar. Encontrei no vinho um hobbie e o resultado está nos vinhos da Quinta Maria Izabel. Posso até não ganhar dinheiro com isso, mas tenho a certeza que irei tomar ótimos vinhos”, afirmou.
A paixão pelo que faz e o zelo pelos seus negócios, fez João Carlos Paes Mendonça ainda na década de 1980 ser um dos pioneiros na perspectiva da qualidade do atendimento e de como a fidelização dos clientes agregaria valor a sua marca. “Hoje é comum se falar em qualidade no atendimento, clubes de fidelização, mas naquela época essas atitudes foram inovadoras. O empreendedor precisa pensar hoje no que ele pode inovar e trazer seu diferencial”, destacou.
Outro ponto de destaque, durante sua fala aos empresários, é o fato da valorização do colaborador. No segmento de supermercados, a rede Bompreço foi a pioneira, segundo o empresário, a implantar políticas de gestão de pessoas por meio de benefícios como participação nos lucros, planos de saúde, entre outros. “Tenho orgulho das pessoas que junto comigo construíram essa história e de ter sido pessoas daqui, do Nordeste”, afirmou.
Leave a Comment