Com inauguração prevista para abril de 2018, o centro de compras localizado em Camaragibe traz expectativas de impulsionar a economia local
O Camará Shopping, um centro de compras com 61 mil metros quadrados de área construída, instalado na Vila da Fábrica, reunindo cerca de 300 lojas, sendo 16 âncoras e mais de um quilômetro de vitrine, em Camaragibe, teve sua inauguração confirmada para 17 de abril de 2018. Faltando menos de quatro meses para abertura do espaço, estão sendo convocados candidatos às mais de cinco mil vagas de emprego na área administrativa e de comércio. Além da comodidade e de oportunidade de trabalho para os moradores da região, o Camará é visto como um fator de desenvolvimento da economia no Oeste do Grande Recife.
“Um empreendimento dessa magnitude pode impulsionar outros setores, atraindo agentes financeiros e equipamentos imobiliários”, observa Rafael Ramos, economista do Instituto Fecomércio. Se grande parte dos empregados do Shopping tiver residência em Camaragibe, haverá ganho duplo, com a renda da população reinvestida no comércio e no setor de serviços da cidade, afirma.
Peggy Corte Real, gerente de Marketing do Camará, explica que há uma expectativa natural de absorção de trabalhadores da região, tendo em vista os cursos de formação oferecidos em parceria com o Senac, no último ano, com o objetivo de qualificar o mercado para as novas atividades. O processo de seleção, para a ocupação das vagas na área administrativa e no setor de vendas, começa agora no início de 2018.
Embora seja um dos mais jovens municípios pernambucanos, foi emancipado de São Lourenço da Mata em 1983, Camaragibe tem uma população crescente, seja decorrente do natural desenvolvimento das famílias ou da chegada de novos moradores, nas áreas nobres de Aldeia ou nos bairros mais populares. Desde o fechamento da fábrica de tecidos, a economia do município dependia basicamente do emprego público e do comércio no centro da cidade.
Para a família de Ana Santana, morando há oito anos em Aldeia, a chegada de um shopping perto de casa significa “enfrentar menos trânsito caótico para pegar um cineminha”. O microempreendedor Sérgio Peres, residente na mesma região, não tem dúvidas de que a proximidade de grandes magazines facilitará a vida de muita gente que vive em Camaragibe, São Lourenço e Paudalho. Para a idosa Ivanice Barros, residente na área central do município, aquela voltinha nos fins de semana para ver as vitrines e tomar um café com a família ficará mais fácil, não precisará deslocar-se à Zona Sul da capital.
A inauguração do shopping, conforme especialistas, acabará atraindo visitantes, o que vai exigir do poder público investimento em infraestrutura. “Obras de mobilidade, feitas por causa da Arena Pernambuco, devem beneficiar o deslocamento dos clientes ao novo shopping e é importante que o acesso por transporte coletivo esteja atento à nova demanda”, observa Ramos. O Camará tem 85% das obras concluídas e 88% das áreas comercializadas. Está instalado na Vila da Fábrica, bairro que abrigou, no passado, a antiga indústria têxtil. A escolha pelo local foi feita com base em análise que apontou potencial de consumo anual em torno de R$ 1,3 bilhão.
Mais de 500 mil pessoas na redondeza não contam com centro de compras tão perto de casa. “A expectativa é que por mês um milhão de consumidores circule no novo centro de compras, que pode inclusive atrair públicos mais afastados da Mata Norte do Estado”, afirma Peggy Corte Real.
Cerca de 200 mil pessoas que utilizam transporte público de passageiros diariamente no entorno do empreendimento terão condições únicas de acessibilidade, com rapidez, segurança e comodidade, em razão de obras viárias executadas, do metrô e do BRT já existentes.
O primeiro shopping da Zona Oeste integra a Reserva Camará, um complexo multiuso, com 16 torres residenciais, dois empresariais, museu, centro de convenções, faculdade, call center, home service e hotel. O projeto é comandado pelas empresas A.B Côrte Real, FMSA Carrilho, Casa Grande Engenharia, Consulte Engenharia, MASF e Moderno Empreendimento, num investimento estimando em R$ 225 milhões. Dividido entre térreo, piso intermediário e piso superior, o Camará Shopping tem 34mil m² de área bruta locável, 290 lojas, 11 lojas-âncora, 15 megalojas, seis salas de cinema, play park, brinquedoteca e 26 pontos de alimentação. A área de estacionamento comportará 1,5 mil vagas, sendo 900 delas cobertas. No site www.camarashopping.com.br é possível fazer um tour virtual e conhecer antecipadamente o centro de compras.
O consumidor vai encontrar no Camará Lojas Americanas, Riachuelo, Renner, C&A, Le Biscuit, Game Station, PMC Cinemas, Caixa Econômica Federal, Burger King, O Boticário, entre outras. A gestão será da AD Shopping, maior administradora independente de shoppings centers do Brasil, com 25 anos de experiência.
Senac e Fecomércio
A Fecomércio e o Senac são parceiros de algumas fases do empreendimento. Ajudaram na promoção de eventos, workshops, capacitação, cadastro de mão de obra, banco de talentos e aproximação com empreendedores da região. Foram realizados encontros sobre franquias, apresentando portfolio de mais de 200 marcas, empreendimento no varejo, arquitetura e qualificação profissional. Nomes como Claudio Bobrow, sócio fundador da Puket, eleito empresário do ano de 2016, e Manoel Alves de Lima, requisitado especialista em desenvolvimento do ambiente de negócios, estiveram com os empreendedores.
Fecomércio e Senac também participam do programa de qualificação profissional do Camará, o Florescer, um projeto que reúne o governo do Estado, o Senai, a Prefeitura de Camaragibe e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil. Por meio dos serviços de aprendizagem comercial e industrial, devem ser qualificadas 2.420 pessoas, sendo 420 para atuar na obra e 2.000 para a administração do shopping e trabalhar nas lojas. Um banco de talentos deve dinamizar as contratações a partir do Florescer. Online, possibilita que formados pelo projeto divulguem seus currículos aos lojistas.
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