Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-PE aponta que 74% dos consumidores da região utilizam a internet para comprar
Mesmo em um cenário de crise econômica, o comércio eletrônico vem se consolidando no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o segmento deve crescer 8% em 2016. Um levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio-PE, durante a Feira do Empreendedor 2016, realizada pelo Sebrae-PE, em Caruaru, entre os dias 9 e 12 de novembro, revelou que 74% dos participantes do evento compram ou já compraram pela internet. Destes 24% utilizam este meio de compras pelo menos uma vez por ano e 25% utilizam pelo menos uma vez por semestre. Também foi significativa a proporção dos que realizam compras pela internet de uma a duas vezes por mês. Outros 24% revelaram que nunca fizeram compras via comércio eletrônico.
Grande parte dos entrevistados, cerca de 39%, residem em Caruaru, possuem entre 18 e 29 anos e são empreendedores ou potenciais empreendedores. A pesquisa ainda aponta um grande receio do público em utilizar a internet como meio de compra. Para a maior parte deles (53%), a insegurança nas formas de pagamento e nos sites de venda é o que leva a não optar por este tipo de compra. A falta de contato com o produto (48%), também foi um fator importante citado entre os que não utilizam a internet para as compras.
Já 63% dos consumidores que aderiram ao e-commerce atribuem a prática ao preço mais baixo dos produtos nas lojas virtuais. Entre os produtos físicos mais procurados neste tipo de compra estão os itens de moda e acessórios (47%), celular e telefonia (46%) e livros e revistas (38%). Em seguida, a vendas da atividade turística (passagem aérea e hospedagem) foram citadas por 32% dos e-consumers participantes do evento. Eletrodomésticos (28%), Informática (28%), cosméticos e perfumaria (27%) e eletrônicos de áudio e vídeo (25%) também foram expressivamente citados.
Outro aspecto importante identificado na pesquisa é a utilização da internet para busca de informação sobre produtos e pesquisa de preço. Pensando nessa vantagem, 57% dos e-consumers no evento utilizam a busca pela internet antes de realizarem compras, mesmo que pretendam efetivar a compra em loja física.
Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra
Leave a Comment