O atual sistema de ensino e os índices precários de desempenho nas escolas ganharam destaque na palestra do professor Mozart Neves Ramos e do do secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, nesta sexta-feira (22), no XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Eles mostraram sua preocupação com o baixo aproveitamento dos alunos em disciplinas tradicionais, como Matemática e Português, e chamaram a atenção para a necessidade de mudança.
“O Brasil tem déficits de aprendizagem preocupantes. Apenas 7% dos alunos absorvem o conteúdo de Matemática da forma esperada, e 28% em relação à Língua Portuguesa. O Ensino Médio é engessado, com 13 disciplinas obrigatórias, e este sistema precisa ser flexibilizado”, defendeu Mozart. “Não devemos trabalhar os alunos pensando no ENEM ou em qualquer outro exame específico. Temos que os preparar para a vida, para o sucesso pessoal e profissional, para que eles façam suas escolhas”, emendou.
Por sua vez, Fred Amâncio explicou os benefícios do Novo Ensino Médio, reforma que entrará em vigor nos próximos anos. “Sabemos que nosso problema não é mais a falta de vagas, pois hoje temos 65 mil vagas ociosas nas escolas públicas de Pernambuco. O Brasil é um dos únicos países onde o aluno não escolhe as disciplinas que deseja cursar no Ensino Médio. Quando oferecemos variados eixos de disciplinas aliadas a um curso técnico, trazemos um sistema mais interessante para o aluno”, declarou Fred.
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