Em tempos de ascensão de compras pela internet, sai na frente quem busca estratégias para atrair e fidelizar o consumidor. Com a intenção de trazer as principais tendências do e-commerce e as mudanças no comportamento do consumidor na era digital, a Fecomércio-PE, por meio do Instituto Fecomércio-PE, o Sebrae, em parceria com o Senac-PE promoveram o III Ciclo Empresarial de Vitória de Santo Antão, na noite da última terça-feira (18/08), no Vitória Park Shopping.
O encontro, comandado pelo especialista em Neuromarketing Fernando Kimura trouxe conceitos e aplicações do campo do marketing, que estuda a essência do comportamento do consumidor, através de características psicológicas, sociais e neurológicas. “As pessoas compram emoções e sensações, por isso, as empresas precisam entender os processos de escolha já no inconsciente de quem compra, para atingir seu público”, explicou Kimura.
O neuromarketing é um campo novo do Marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor. É a união do marketing com a ciência, que colabora para considerado da lógica de consumo, visa entender os desejos, impulsos e motivações das pessoas através do estudo das reações neurológicas a determinados estímulos externos.
Segundo o especialista, a empresa deve começar a influenciar o consumidor desde antes da sua escolha de compra, o que no neuromarketing é definido como o Momento Zero da Verdade (ZMOT ), que consiste no momento no qual o consumidor conecta-se com a internet para buscar informações sobre produtos e marcas que quer adquirir. “É nesse momento que a empresa precisa chamar a atenção do consumidor e para chamar a atenção é preciso ir além de estar presente nas redes sociais e na internet. É necessário buscar a audiência, relevância e ter uma reputação intocável”, destacou.
Para o Neuromarketing, o consumidor faz suas escolhas de compra para satisfazer seus desejos, baseados em emoções. “Então, não devemos vender produtos, mas sim sentimentos, emoções, a satisfação pessoal em ter um produto ou consumir uma marca, enfatizou.Além disso, é preciso mudar paradigmas na forma de se apresentar, sair do comum. De acordo com Kimura, o consumidor quer ser tratado como único, de forma personalizada, de maneira ágil. As pequenas e médias empresas podem investir em ações de marketing que fortaleçam esse vínculo com pequenas atitudes.
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