O evento foi realizado através do Instituto Fecomércio-PE, com o apoio do Sebrae, Sindilojas Garanhuns e TV Asa Branca
Empresários, microempreendedores, autoridades, profissionais liberais e outros segmentos compareceram ao Teatro Reinaldo de Oliveira, no Centro Cultural Sesc Garanhuns, na noite do dia 11/9, para conferir a terceira edição do Fórum de Debates, realizado pela Fecomércio-PE, através do Instituto Fecomércio-PE, que abordou o tema “Inovação além das lojas físicas: como as tecnologias e a Inteligência Artificial irão reinventar o varejo”. A temática ficou a cargo de Silvio Meira, fundador e cientista-chefe da TDS Company, professor extraordinário da CESAR School, professor emérito do Centro de Informática da UFPE e um dos fundadores do Porto Digital, que discutiu com os presentes como as tecnologias digitais e sociais e a Inteligência Artificial estão reformulando o varejo, desde a personalização da experiência do cliente à eficiência na cadeia de valor, passando pelo marketing até as novas estratégias de inovação do varejo. Além de Silvio, o evento também contou com a participação de Willame Rocha, diretor executivo do Grupo Asa Branca, e Vitor Lacerda, sócio fundador do Atacadão Lacerda, que apresentaram cases de sucesso das respectivas companhias.
O evento foi aberto por Ivan Gomes, vice-presidente para Assuntos do Comércio de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-PE, representando Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, que agradeceu ao comprometimento dos empresários locais em participarem do evento e baterem o recorde de inscrições do Fórum de Debates. “Em nome de Dr. Bernardo é um prazer abrir os trabalhos nessa noite tão importante para todos nós que trabalhamos para tornar essa noite especial e inesquecível para todos. Aqui teremos a oportunidade de contribuir com o aprendizado do micro, pequeno, médio e grande empresário da região trazendo para debate esse assunto tão atual e importante para o futuro dos negócios locais, já que, enquanto donos de negócios, buscamos sempre nos inteirar sobre as novas técnicas e tendências na área de serviços, turismo e varejo. Dito isso, parabenizo o povo de Garanhuns, por batermos um total de 500 inscrições realizadas. O maior número de inscrições já feitas pela Fecomércio num evento envolvendo capital e interior. Garanhuns está de parabéns pelo comprometimento com o aprendizado”, afirmou Ivan. Na sequência, Ronaldo César, secretário de Comunicação de Garanhuns, representando o prefeito Sivaldo Albino, reforçou a importância da palestra para o futuro do varejo, como um todo, e a importância de se estar aberto para as novas tecnologias.
CASES DE SUCESSO – Antes da palestra principal, houve uma breve apresentação de dois cases de sucesso locais. Willame Rocha, diretor executivo do Grupo Asa Branca, afiliada da Rede Globo, iniciou a sua apresentação agradecendo a parceria com a Fecomércio Pernambuco, o Sebrae e o Sindilojas. “É um prazer imenso estar aqui com vocês, lançando em primeira mão, antes tínhamos lançado apenas internamente, o novo nome do grupo, que antes se chamava Grupo Nordeste de Comunicação e a partir de agora será chamado de Grupo Asa Branca, que engloba em um mesmo lugar a TV Asa Branca, a CBN Recife, CBN Caruaru, CNF, Mix FM, GE Caruaru e Região e G1 Caruaru e região. Fizemos agora em agosto 32 anos de atuação, e quem conhece sabe o quanto é difícil uma empresa de comunicação chegar a essa marca. Diariamente atendemos 108 municípios pernambucanos, quase 60% do território é atendido pela Asa Branca, e assim o fazemos da melhor forma. Além da nossa central em Caruaru, a única estrutura permanente que temos é aqui em Garanhuns, por tudo que representa para a nossa estrutura de cobertura. Estamos presentes também em multiplataformas, só na TV Asa Branca, possuímos um público estimado de 3.15 milhões de telespectadores diariamente; o CFN, antigo Caruaru no Face, conta com 14.6 milhões de seguidores; o Globoplay, que só no mês de agosto atingimos 2.4 milhões de simulcasting, ou seja, pessoas assistindo ao vivo nosso conteúdo por meio do computadores, celulares e televisões com o app da plataforma; e por fim, o G1 e o Ge que mensalmente bate a marca de 1.2 milhões de acesso”, finalizou Willame.
Logo após, Vitor Lacerda, sócio fundador do Atacadão Lacerda, falou um pouco sobre o empreendimento que possui e que tem mais de 40 anos de atuação só em Garanhuns e que se expandiu para quase todos os municípios do Estado. Para conferir as apresentações é só acessar o link: www.youtube.com/watch?v=u7zHCk316-Q
VAREJO E NOVAS TECNOLOGIAS – Em sua palestra sobre “Inovação além das lojas físicas: como as tecnologias e a Inteligência Artificial irão reinventar o varejo”, Silvio Meira trouxe um amplo debate sobre como o uso de IA nos negócios terá um impacto e definição na arquitetura dos negócios e em todos os processos de geração de valor do mercado, e como a transformação organizacional e os novos modelos de negócios serão um desafio para aqueles que não estiverem preparados para as novas mudanças. Além disso, Silvio falou como a artificialização dos negócios pode se transformar em um problema para os empresários. “Nos negócios, quando a gente olha do ponto de vista micro, a gente tem certeza que vai haver um impacto e redefinição da arquitetura dos processos segundo os quais os negócios criam o seu valor e lidam com essas inovações. Criando e habilitando novos e inovadores modelos de negócios, além de transformar a forma da gente tomar decisões. Com isso, tem um risco muito grande para aqueles que ainda mantém os processos antigos de gerências de seus negócios, mesmo trazendo a Inteligência Artificial para a sua gestão, de não criarem nenhum diferencial competitivo e acabarem perdendo espaço no mercado”, afirmou Silvio Meira.
Silvio Meira também falou sobre como as novas tecnologias devem afetar o varejo desde a sua organização e estruturação, passando pelo comércio social e a economia circular. “Para o varejo em particular, a desintermediação de mercados deve impactar altamente o varejo com a ascensão de plataformas digitais que estão desafiando os modelos tradicionais de varejo. Além disso, teremos também a personalização em massa, que usa algoritmos para recomendar produtos com base no comportamento do usuário; a transformação de audiências em comunidades engajadas no mercado de varejo e a influência dessas comunidades nas tendências de compras, como por exemplo, os grupos de Facebook focados em nichos de varejo que possuem um poder de influência grande em seus seguidores; e por fim, a inteligência coletiva, que nada mais é que o tratamento de dados de consumidores que podem fornecer insights valiosos para o varejo, desde a personalização e produtos e serviços, ao atendimento e otimização de cadeia de suprimentos”, comentou.
Ao final da palestra, deu-se início ao debate mediado pelo economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima, e cuja mesa foi composta por Ivan Gomes, vice-presidente para Assuntos do Comércio de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-PE, e o palestrante da noite, Silvio Meira, que tiraram algumas dúvidas dos presentes quanto à presença da IA e das novas tecnologias no mercado varejista como um todo. Além de reforçarem a importância de entidades como o Sesc, Senac, empresas, prefeituras e instituições de ensino na promoção do ensino tecnológico para os profissionais inseridos nesse novo mercado de trabalho e para a população como um todo.
VEM MAIS POR AÍ – O próximo Fórum de Debates do Instituto Fecomércio-PE acontece no dia 3 de outubro, no município de Serra Talhada. Logo após, será a vez das cidades de Caruaru e de Petrolina receberem o Fórum, nos dias 23 e 25 de outubro, respectivamente. As inscrições estarão abertas em breve e serão anunciadas no site e redes sociais da Fecomércio-PE. (www.fecomercio-pe.com.br. / https://www.instagram.com/fecomerciope).
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