*Texto da Assessoria Econômica da Fecomércio-PE
A conjuntura econômica do primeiro semestre de 2023 deve se encerrar com mais otimismo. Para os empresários de Pernambuco, o Dia dos Namorados deste ano promete ser pulsante no Estado.
Pesquisa de sondagem de opinião feita pela Ceplan Consultoria, em parceria com a Fecomércio-PE e o Sebrae/PE, revelou que há intenção de 53,9% dos consumidores em celebrar a sexta data comemorativa mais importante do ano para o comércio. A intenção de presentear foi indicada entre 40,6% dos consumidores, enquanto 13,7% irão a um bar ou restaurante, 12% prepararão jantar em casa, 3% viajarão e 1,6% irão a um show ou casa noturna.
Quanto ao momento de efetivação da aquisição dos presentes, predominou o indicativo de compra na mesma semana do Dia dos Namorados (56,3%). Apenas 21,5% dos consumidores pretendem efetuar suas compras em até duas semanas antes da data.
O ticket médio dos presentes foi estimado em R$190 por consumidor, com 35,8% dos consumidores indicando gastos entre R$101 a R$200. Já 27% dos entrevistados devem realizar gastos até R$100, ao passo que 20,8% terão despesas acima de R$300. Os gastos médios em restaurantes e lanchonetes foi estimado em R$179.
A respeito dos locais escolhidos para a compra dos presentes, 43% dos consumidores pretendem efetuar suas compras no comércio tradicional, 39,4% em shopping centers e apenas 15,8% no comércio eletrônico. Cabe a ressalva de que as buscas não são mutuamente excludentes, isto é, os consumidores podem buscar em um canal de compra e utilizá-lo para fins de pesquisa, mas efetuar a aquisição por outro meio, seja por motivo de oportunidade e/ou oferta de preços mais competitivos.
A forma de pagamento preferida entre os consumidores será o cartão de crédito (49,4% dos entrevistados). Há também aqueles consumidores que tentarão escapar do comprometimento da renda nos próximos meses, seja pagando à vista ou, ainda, fazendo um mix de pagamento (parte no crédito, parte à vista).
Para as firmas, a pesquisa da Fecomércio-PE revelou uma baixa intenção de contratar trabalhadores adicionais para apoiar as vendas do Dia dos Namorados. Essa intenção foi ainda menor quando cotejada com a pesquisa do Dia das Mães. A proximidade entre as datas é uma das explicações para esse resultado, uma vez que os empresários tendem a aproveitar os trabalhadores temporários acionados para o período do Dia das Mães.
As principais estratégias dos empresários e gestores para alavancar as vendas foram o uso de internet e redes sociais. Além disso, vale destacar as ações de incentivo aos trabalhadores, visando premiar o bom desempenho nas conversões de vendas.
A expectativa para o desempenho das vendas para o Dia dos Namorados é extremamente otimista entre os empresários do varejo tradicional, com 90% acreditando que superarão o volume de vendas do ano passado. Já o empresariado do varejo em shopping indica menor otimismo (75,9% creem em maiores vendas este ano, relativamente ao mesmo período do ano passado). Entre os segmentos do varejo, tem-se que 64,8% dos comerciantes de alimentos no varejo tradicional revelam a expectativa de vendas maiores, quando comparado ao Dia dos Namorados de 2022, enquanto 72,2% dos comerciantes com estabelecimentos nos shopping centers seguem a mesma perspectiva.
Os empresários do varejo estimam crescimento nas vendas de 14,2% no comércio tradicional e 18,2% nos shopping centers. Entre o segmento alimentício, a estimativa é de avanço de 15,2% no comércio tradicional e 22,2% no shopping.
Setor varejista do comércio tradicional prevê aumento de 20% nas vendas durante as festividades do São João – A sondagem da Fecomércio-PE apontou que 28,3% dos consumidores pretendem passar o São João em outra cidade. O desejo de viajar é maior na Região Metropolitana do Recife (RMR) – 29,4% -, seguido do Agreste (24,1%) e, com percentual próximo, o Sertão (23,7%). O principal destino dos que pretendem sair da RMR será Caruaru, com 39,9% declarando como local que passará o São João, seguido de Gravatá (11,5%).
A pesquisa revelou, ainda, que 50,2% dos consumidores pretendem comemorar o São João em casa, seguidos de 43,6%, que pretendem ir a eventos públicos. Já uma proporção menor (7,8%) demonstrou a pretensão de consumir em restaurantes e bares.
Sobre a aquisição de produtos pessoais durante as festividades, 44,3% dos consumidores responderam positivamente. Os itens mais demandados serão roupas (36,6%), seguido de calçados (15,2%) e adereços juninos (10,8%).
O ticket médio para as compras de produtos pessoais no São João foi estimado em R$192. A prioridade será dada à forma de pagamento à vista, com 51% indicando que efetuarão suas compras nesta modalidade. O cartão de crédito será acionado por apenas 27,1% dos consumidores.
Na perspectiva das firmas, a intenção de contratar colaboradores temporários foi maior nas lojas de varejo tradicionais (44,1%), ao passo que nos shoppings essa intenção foi compartilhada por apenas 6% dos empresários.
Quanto a estratégias para impulsionar as vendas, destaca-se o uso da internet e redes sociais, tanto no varejo quanto no segmento de alimentação, seguidos por incentivos à equipe de colaboradores e publicidade de rua.
Quanto às expectativas sobre o desempenho das vendas, os empresários do varejo do comércio tradicional apresentaram otimismo para o São João, com 92,8% esperando aumento das vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. O varejo do comércio tradicional demonstrou otimismo mais retraído, com 74% com a expectativa de vendas maior que em 2022. No segmento de alimentação, o otimismo foi mais tímido, com 42,9% destacando que o desempenho nas vendas será igual ao ano passado, enquanto 66,6% da alimentação em shopping centers esperam um maior volume de vendas.
Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, mesmo com o fardo da inflação nos alimentos (5,88% em 12 meses), as pesquisas de Dia dos Namorados e São João revelaram boas expectativas para o varejo pernambucano. “Os empresários do comércio estão otimistas com o Dia dos Namorados e São João, época em que o volume de vendas aumenta, principalmente no segmento de alimentos do comércio tradicional e dos shopping centers”, afirmou Peixoto.
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