A terceira data mais importante para o comércio deve movimentar R$ 206,2 milhões em Pernambuco
A Fecomércio-PE realizou pesquisa para sondar a intenção dos consumidores pernambucanos quanto à comemoração do Dia das Crianças em 2021 e a expectativa dos estabelecimentos do varejo quanto ao desempenho das vendas para o evento. A “Sondagem de Opinião do Dia das Crianças 2021” foi realizada entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro, envolvendo uma amostra de 785 consumidores – com cotas entre homens e mulheres, de 18 anos ou mais e renda mensal familiar a partir de 1 salário mínimo – e 721 estabelecimentos do varejo e dos serviços de alimentação, nos principais pontos de fluxo do comércio da RMR, Agreste e Sertão.
“O objetivo da pesquisa é prover informações relevantes às empresas de comércio varejista e de serviços de alimentação do estado a respeito do perfil de consumo e das expectativas para este evento que, segundo a CNC, é a terceira data mais importante para o comércio e deve movimentar R$ 7,43 bilhões no país e R$ 206,2 milhões em Pernambuco”, explica Ademilson Saraiva, da assessoria econômica da Fecomércio-PE.
CONSUMIDORES – A sondagem revelou que 66,5% dos consumidores da RMR pretendem comemorar de alguma forma o Dia das Crianças em 2021. Entre os que não pretendem comemorar o evento, os principais motivos apontados, além dos que alegam o fato não terem filhos ou laço afetivo direto com crianças, são a falta ou a insuficiência de dinheiro e a alta dos preços dos itens relacionados ao público infantil.
A pesquisa também levantou as iniciativas tomadas pelos consumidores que pretendem comemorar o evento. A maioria dos consumidores (68,5%) pretende comemorar com a compra de presentes. Sobre a perspectiva de confraternização, 35,4% dos que pretendem comemorar irão realizar encontro familiar em casa e 27,9% pretendem viajar ou fazer um passeio com as crianças. Já a comemoração em restaurantes e lanchonetes é pretendida por 12,3% dos consumidores.
A média de presentes a serem comprados é de 2 itens e o gasto médio com a compra dos presentes foi estimado em R$ 357, por consumidor, ficando em R$ 172 na faixa de renda familiar de 1 a 2 salários mínimos e alcançando R$ 718 na faixa de mais de 10 salários mínimos. Para a comemoração em restaurantes e lanchonetes, por sua vez, foi estimado um gasto médio de R$ 140, ficando em R$ 97 na faixa de renda familiar de 1 a 2 salários mínimos e chegando a R$ 169 na faixa de renda familiar de mais de 10 salários. Entre os que pretendem comprar presentes, o pagamento com cartão de crédito será a principal opção (47,3%), seguido do pagamento em dinheiro (42,8%) e do cartão de débito (22,7%). O pagamento por transferências via PIX ainda é bastante reduzido, sendo pretendido por apenas 10,2%.
Quanto ao local de compra dos presentes, 55,6% pretendem comprar em lojas do comércio tradicional, 46,0% pretendem comprar em shopping centers e 17,5% pretendem comprar no comércio eletrônico, opção que vem ganhando espaço como canal de compras para pernambucanos no momento de realizar as compras para os eventos comemorativos. Sobre os itens presenteáveis, 54,0% dos consumidores que pretendem presentear irão buscar as ‘brinquedos ou jogos não eletrônicos’ como a principal opção, seguidos de ‘roupas’ (22,2%), ‘calçados’ (7,2%) e ‘jogos eletrônicos ou vídeo games’ (5,4%).
ESTABELECIMENTOS – A sondagem com os estabelecimentos do comércio varejista e dos serviços de alimentação revelou que apenas 5,9% das empresas pretendem contratar colaboradores temporários para atendimento das demandas para o Dia das Crianças de 2021. Nos shoppings, essa intenção é de 6,5% entre os lojistas (5,8% entre lojas de varejo e 8,0% entre os serviços de alimentação) e no comércio tradicional ficou em 5,7% (5,5% no varejo e 6,0% nos serviços).
A média de funcionários temporários a serem contratados deve ser maior entre os estabelecimentos nos shopping centers, que ficou em 4,2 pessoas (5,5 pessoas no varejo e 2,4 pessoas nos estabelecimentos de alimentação). No comércio tradicional, a média de temporários entre os estabelecimentos contratantes será de 3,2 pessoas (3,5 no varejo e 2,6 nos serviços de alimentação).
Sobre a realização de estratégias para as vendas no período de Dia das Crianças, 61,8% dos estabelecimentos apontaram essa intenção. As principais estratégias adotadas serão o uso de internet e redes sociais (49,7%), tanto para vendas quanto para divulgação e a publicidade no espaço dos estabelecimentos (35,4%), como a sinalização interna e atividades lúdicas, entre outras ações. Também se destacam os incentivos à equipe de colaboradores (24,3%) e as facilidades nas formas de pagamento (22,6%), como a oferta de maior prazo e de novos métodos.
Sobre a expectativa para as vendas referente ao período de Dia das Crianças, 73,4% esperam vendas maiores em 2021, com expectativas maiores nos estabelecimentos dos shoppings (79,6%), sobretudo entre os lojistas do varejo.
Entre os motivos para o aumento das vendas, os estabelecimentos apontam a melhoria no movimento do comércio em função da vacinação (72,2%), bem como na confiança dos consumidores (35,0%). Por outro lado, entre os estabelecimentos que apontaram expectativas pessimistas, ressaltam o desemprego elevado (61,8%), a persistência de baixo movimento no comércio (29,1%) e o endividamento dos consumidores (29,1%).
A sondagem revelou ainda que as estimativas de variação das vendas para 2021 é de 14,2% entre os estabelecimentos do comércio tradicional (11,0% no varejo e 23,1% nos serviços de alimentação) e 17,5% entre shopping centers (17,2% no varejo e 17,9% nos estabelecimentos de alimentação).
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