O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, participou, na semana de 10 a 17 de janeiro, da Big Show 2020 da National Retail Federation (NRF), em Nova York. Evento de referência mundial do setor, a feira mostra o que existe de mais moderno no varejo mundial e o que contribui para melhorar a experiência de compra oferecida ao consumidor.
Com mais de 100 anos de existência, a NRF Big Show é a maior e mais tradicional feira de comércio varejista do mundo, além de cronologicamente ser o primeiro grande evento do segmento no ano. É neste período que as grandes corporações lançam suas novidades no mercado.
Peixoto viajou com uma comitiva formada pelo presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, alguns presidentes de Federações do Comércio dos Estados, diretores da CNC e assessores técnicos.
Para o presidente da Fecomércio-PE, foi uma oportunidade única de ver como é o mercado digital para pequenas e médias empresas. “Viemos ver o futuro próximo do comércio varejista e do comércio em geral. E estamos preparados para levar esse conteúdo para as pequenas e médias empresas do Brasil”, afirmou. Bernardo ainda comentou que fará, em 2021, uma missão empresarial da Fecomércio-PE para a feira.
Em quatro dias, o evento apresentou e debateu as tendências do setor, reunindo mais de 38 mil pessoas, vindas de 99 países, sendo aproximadamente 1.900 executivos do varejo brasileiro. Foram apresentadas aplicações de tecnologias para o varejo, destacando a personalização das plataformas, que usam a mesma infraestrutura de gestão de dados. Starbucks, Target e Ikea ilustraram, em uma palestra, essa personalização. O armazenamento organizado de dados foi apontado também como o grande diferencial tecnológico no varejo, por ser uma premissa para qualquer aplicação de personalização e segmentação ao consumidor.
Aspectos de segurança, privacidade, amplitude e integração também foram apresentados considerando a utilização de inteligência artificial (AI), incluindo as tarefas administrativas. Esta integração é um fator-chave para o sucesso da personalização da relação dos lojistas com seus consumidores. Entre os empreendedores brasileiros estavam pequenos varejistas de diversos estados, em sua maioria em comitivas organizadas pelo Sebrae local.
Consulado Brasileiro
Depois de conhecer todas as novidades da NRF, a comitiva participou do Encontro do Varejo Brasileiro em Nova York, na sede do Consulado-Geral do Brasil. A programação incluiu a mensagem de boas-vindas do cônsul-geral adjunto e chefe do Setor Comercial, Fernando Sena, seguida de palestras de especialistas no mercado do varejo. O grupo acompanhou as explanações de Enrico Trotta, do Itaú BBA; Ravi Bagal, da Amazon Web Services; Marcelo Guimarães, da Fashinnovation; e Orlando Mazzotta, do Dropbox. Além deles, Vanessa Fernandes, da Itaú US, moderou um painel sobre tendências do varejo, que possibilitou a troca de experiências entre os participantes.
“Foi muito boa essa troca de conhecimento. Reconhecemos a importância da evolução tecnológica, essa visão focada no futuro, a melhoria do ambiente de negócios, com novas tendências e mudanças necessárias, além do advento da inteligência artificial. Mas destaquei que é importante considerarmos o psiquismo humano, que este é imutável. É preciso considerar o ser humano como fonte principal de todo o processo histórico evolutivo da humanidade, o mesmo homem que cria todas as tendências”, avaliou José Roberto Tadros.
Leave a Comment