Sondagem realizada pela Fecomércio-PE aponta que a intenção de comemorar o 12 de junho, este ano, cresceu 6,1% em relação ao ano passado
Pouco mais que a metade dos consumidores da Região Metropolitana do Recife (RMR) declarou intenção de comemorar a data, alcançando 53,6% dos entrevistados. Número que, no ano passado, foi de 47,5%. O resultado é influenciado em parte por uma inflação controlada, abaixo do piso de 3% ao ano, e pela recuperação no poder de compra das famílias.
O desejo de comemorar é maior na população masculina, chegando a 56,4%, enquanto entre as mulheres correspondem a 51,2%. Os jovens são os mais adeptos a comemorar a data, indicando 63,6% das pessoas na faixa de 18 a 29 anos de idade, e a intenção também cresce na classe de renda mensal familiar mais elevada (mais de 10 salários mínimos), segundo indicam 71,4% das respostas nessa classe. Essa intenção se reduz na medida em que diminui o nível de rendimento, atingindo o menor patamar (40,0%) no estrato de renda mensal familiar mais baixo (de 1 s.m. até 2 s.m.).
Na forma de comemorar, a compra de presentes registrada foi de 87,9%, entre os que vão comemorar a data, mantendo o mesmo patamar registrado em 2017, quando alcançou 87,5%, sendo a forma preferida pelos consumidores. As opções por ‘show ou boate’ e ‘hotel ou motel’ também tiveram o mesmo patamar de indicações, com cerca de 7,0% e 4,0%, respectivamente. A comemoração em restaurante, bar ou lanchonete, por sua vez, teve um nível razoável de indicações entre as pessoas em 2018, quando alcançou 38,2%, quando comparada ao percentual registrado no ano anterior, registrado em 42,9%. Ir ao cinema ou teatro registrou leve aumento, de 6,4% para 8,3%.
O comércio tradicional predomina como o principal local para compra dos presentes do Dia dos Namorados pelos consumidores da RMR, com pouco mais da metade (51,5%) das indicações entre os entrevistados. Outro local de compras com significativa parcela de indicações é o shopping center, opção apontada por 41,5% dos pesquisados. Na forma de pagamento, a parcela intencionada em pagar os presentes à vista, em dinheiro e/ou cartão de débito é registrada em 62,9% entre as pessoas com mais de 60 anos e 62,8% nas pessoas com 50 a 59 anos. Na faixa etária de 30 a 49 anos, a propensão dos entrevistados de quitar suas compras via cartão de crédito ou de loja chega em 50,7%.
A parcela que não pretende festejar o Dia dos Namorados, segundo a sondagem, mencionou entre as razões o fato de não ter companheira ou companheiro afetivo às vésperas da comemoração, além de outras alegações em participar do evento, como os fatores econômico-financeiros, dos quais o mais mencionado pelos consumidores foi o desemprego.
A Sondagem Especial de Opinião realizada pela Fecomércio-PE foi feita em parceria com o Sebrae, entre os dias 15 e 22 de maio, com os consumidores da RMR. Para esta sondagem, foram realizadas 1.523 entrevistas com consumidores nas principais áreas de concentração comercial dos municípios do Recife, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata, localizados na RMR.
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