Com apresentação do grupo de chorinho do Sesc Santo Amaro, formado por crianças da comunidade e arredores, dos 7 aos 14 anos, o 2º Congresso de Tecnologia para o Varejo deu início às suas atividades na noite da última quarta-feira (29/11). Realizado pela Fecomércio-PE e Sebrae em Pernambuco, com parceria do Senac e apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o evento reuniu cerca de 400 pessoas e se estendeu até a quinta-feira (30/11), com uma programação voltada para o segmento de franquias e tendências e insights para o futuro no varejo.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Josias Albuquerque, realizou a abertura oficial nos dois dias, agradecendo a todos pela presença, inclusive do interior, e atentando para a importância de se manter atualizado. “Este Congresso é muito importante para nos mantermos preparados da melhor forma para o mercado, contribuindo para que o varejo e o comércio estejam cada vez mais eficientes. Além disso, ouvir as opiniões de vocês e as suas sugestões nos ajuda a tornar o encontro ainda mais produtivo”, comentou.
A programação, que reservou o dia 29 para o Encontro com Franquias, trouxe palestras sobre o parâmetro dos números do Franchising e perspectivas para Pernambuco, como escolher uma marca e empreender no segmento, como avaliar as oportunidades de negócios e como fazer a diferença. A conselheira do programa O Aprendiz, apresentadora do Shark Tank e investidora serial, Cristiana Arcangeli, esteve presente e deu dicas de como avaliar as oportunidades nos negócios. “Observar o negócio de fora com olho clínico, conversar com seus clientes, não dar o passo maior que a perna, busca sempre inovar, fidelizar cliente, investir no marketing e divulgação, com tudo muito bem planejado é muito importante para perceber as oportunidades e inovar nos negócios”, afirmou a empresária.
Além das palestras, a quarta-feira reservou dois momentos para um pitch de franquias, com representantes apresentando as oportunidades de franquiar no Bonaparte, Capilé, FriSabor, Donatário, Ortobom, Roval, X Picanha, Yes Cosmetics e Camará Shopping.
Durante o dia 30, o Congresso concentrou sua programação nas tendências e insights para o futuro no varejo. Com atividades divididas em dois blocos, um de 9h às 12h30 e outro das 14h às 17h, os participantes ouviram palestras de inspiração e abordagens mais específicas sobre o cenário brasileiro, as tendências para o varejo e gestão de pessoas em tempos de mudanças. Luiz Gustavo Medina, Teco da CBN, Fred Rocha, especialista em varejo e consumo, e Eliana Pita, gerente geral de RH da Le Postiche, estiveram presentes conduzindo as apresentações.
Já na parte da tarde, o consultor, publicitário e especialista em comportamento do consumidor Luiz Alberto Marinho, o fundador e atual CEO da Xtech Commerce, Alfredo Soares, e o fundador do China in Box e participante do programa Shark Tank, Robinson Shiba, completaram a programação do 2º Congresso, abordando em suas respectivas palestras as tendências dos negócios em shopping, uma mesa redonda sobre comércio eletrônico e o papel do comércio tradicional e acreditar em você sempre.
Leave a Comment