De 5 a 17 de novembro, a Fecomércio-PE, em parceria com o Sebrae-PE, esteve em Bogotá e Medellín, durante missão empresarial, para conhecer de perto o que a Colômbia tem de melhor para nos ensinar: cultura cidadã, segurança e ordenamento urbano, além de soluções inovadoras para combater a violência
Quando decidiu realizar a sua 19ª missão empresarial para a Colômbia, a Fecomércio-PE tinha o objetivo de conhecer de perto como a capital do país, Bogotá, e Medellín, cidade que já foi considerada a mais violenta do mundo, conseguiram dar a volta por cima. Até a década de 1990, as duas cidades eram dominadas pelo narcotráfico, por grupos paramilitares e viviam imersas em um cenário de caos e violência, governos corruptos, desordem urbana e insegurança. O conceito de cidadania era desconhecido da população, que tinha medo de ir às ruas.
Hoje, o panorama – social, político e econômico – é outro e tanto Bogotá quanto Medellín vivem um momento único e próspero. A transformação foi radical e trouxe de volta às ruas seus cidadãos e o amor deles pelas cidades onde nasceram e vivem. Liderando uma comitiva de 29 empresários, representantes de entidades de classe e políticos dos Estados de Pernambuco, Sergipe, Piauí e Rio de Janeiro, a Fecomércio-PE embarcou para a Colômbia com a missão de trazer para Pernambuco a experiência exitosa do vizinho.
“Através de uma gestão pública voltada para o social e com grandes investimentos em educação de qualidade para os mais pobres, Bogotá e Medellín conseguiram se transformar em referências na América Latina. O Sistema Fecomércio, em Pernambuco, administra entidades que desenvolvem ações de inclusão social e de capacitação profissional, com investimentos privados e parcerias institucionais. Como gestor do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), essa missão empresarial foi muito enriquecedora. Conhecer in loco o projeto de transformação das duas cidades colombianas, que envolveu não só ações sociais e de educação, mas também de saúde pública, urbanismo, cidadania e segurança, vai servir de inspiração e exemplo para os nossos projetos futuros”, ressaltou Josias Albuquerque, presidente da Fecomércio e líder da missão.
BOGOTÁ – A agenda de trabalho começou em Bogotá, no dia 7 de novembro, com uma visita da delegação à Embaixada do Brasil na Colômbia, onde a missão foi recepcionada pelo embaixador, Julio Glinternick Bitelli, e pela primeira-secretária, Bertha de Melo Gadelha. Parceira da missão empresarial, a embaixada deu as boas-vindas ao grupo de brasileiros com um discurso entusiasmado de Bitelli. “É um prazer muito grande recebê-los em Bogotá. A embaixada é a casa de vocês na Colômbia e a vinda dessa missão da Fecomércio não poderia ser em um momento melhor, tão especial para o nosso país e para a aproximação com o Brasil, com os acordos de paz em negociação”, afirmou o embaixador, que também enalteceu o fato do Brasil ser o 3º país que mais turistas envia para a Colômbia. Só em 2016, 180 mil brasileiros estiveram no país colombiano.
Julio Bitelli assumiu a embaixada dois meses antes do trágico acidente com a Chapecoense e, como não poderia deixar de ser, o assunto foi abordado no encontro. “O acidente foi muito triste e doloroso, uma comoção nacional, mas nos aproximou ainda mais. Ficamos mais unidos e solidários uns com os outros. Para as relações comerciais, esse envolvimento entre os dois países foi bastante positivo”, explicou Bitelli.
Josias Albuquerque apresentou a comitiva ao embaixador e, em nome de todo o grupo, destacou o objetivo da missão: “O Brasil está vivendo um momento muito difícil, de crise na economia e na política e que tem levado o país a um cenário de colapso. Mas, acreditamos que vamos melhorar e estamos aqui para buscar soluções para a nossa região. Viemos conhecer as experiências de sucesso de vocês. Esse é o objetivo da nossa missão aqui na Colômbia, aprender com quem tem a ensinar”.
No dia 8 de novembro, a agenda institucional começou às 10h, com o Seminário sobre Oportunidades de Investimentos e de Negócios no Nordeste do Brasil, promovido pela Fecomércio na Câmara de Comércio de Bogotá, em parceria com a Embaixada do Brasil na Colômbia. Josias abriu o evento falando da importância do intercâmbio dos empresários brasileiros com os colombianos e de como essa experiência é enriquecedora: “Essas missões que a Fecomércio realiza, há mais de 20 anos, tem gerado ótimos resultados, muitos negócios e parcerias já foram feitas e temos certeza que sairemos daqui com a bagagem cheia de novas ideias e por que não dizer também de novos parceiros?”.
Após a fala de Josias, o embaixador Júlio Bitelli deu as boas vindas aos cerca de 100 empresários colombianos e brasileiros presentes, exaltando a oportunidade de uma missão como essa para os países se conhecerem melhor e estreitarem ainda mais os laços não só comerciais, mas culturais também. A primeira-secretária da Embaixada, Bertha Gadelha, proferiu, logo em seguida, uma palestra sobre o panorama da economia colombiana, levantando dados gerais da Colômbia para a delegação brasileira, como crescimento do PIB, desemprego, investimentos estrangeiros no país colombiano, principais indicadores macroeconômicos, exportações, importações, acordos comerciais da Colômbia, relações bilaterais Brasil-Colômbia e exportações, importações e investimentos entre os dois países.
Já a economista pernambucana Tania Bacelar encerrou o seminário com uma palestra sobre as potencialidades e oportunidades do Nordeste brasileiro, especialmente de Pernambuco, Sergipe e Piauí, Estados com representantes presentes na comitiva da missão. Tania ressaltou em sua fala os potenciais do Nordeste que aproximam o Brasil da Colômbia: “Além da energia eólica, da mineração e da produção de celulose, podemos destacar aqui o nosso potencial para a fruticultura irrigada e para a produção de grãos”. A economista também chamou a atenção para a ampliação e interiorização do ensino superior na região: “As universidades são importantes para a difusão de conhecimento. Não se tem oportunidades de negócios sem conhecimento”.
Encerrando sua apresentação, a economista falou sobre como podemos ampliar a nossa relação com a Colômbia e lembrou que o turismo é o melhor caminho, principalmente agora com as companhias aéreas investindo em voos diretos entre os Estados do Nordeste e o país colombiano. Nosso potencial para a economia criativa e a expansão das micro e pequenas empresas também foi citado pela economista em sua palestra. Encerrado o seminário, a Fecomércio promoveu uma rodada de negócios entre os empresários dos dois países.
O dia 9 de novembro foi todo dedicado a visitas técnicas a Propaís, entidade que atua em busca do desenvolvimento das micro e pequenas empresas colombianas, através de parcerias públicas e privadas, e ao Centro Cultural Biblioteca Pública Julio Mario Santo Domingo, um importante complexo cultural de Bogotá. No dia 10, a comitiva da missão encerrou a agenda de trabalho, em Bogotá, com visitas técnicas ao Sena, Serviço Nacional de Aprendizagem, o equivalente ao Sistema S, no Brasil, e ao Centro de Distribuição da Natura, inaugurado há 2 anos na capital da Colômbia.
MEDELLÍN – A agenda de trabalho, em Medellín, exemplo de cidade e de acessibilidade, foi reservada para conhecer os projetos urbanísticos e de inclusão social que levaram a mais brasileira das cidades colombianas a receber o título de mais inovadora do mundo, há 4 anos, em uma competição realizada pela ONG americana Instituto Urban Land. Medellín já foi considerada a cidade mais violenta e desigual do mundo.
Nos dias 13 e 14 de novembro, a delegação visitou a favela mais famosa da cidade, a Comuna 13 (entre as décadas de 1980 e 1990, chegou a ser a área mais violenta da cidade), palco de grandes conflitos armados entre a polícia, traficantes e grupos paramilitares, há mais de 20 anos, e hoje uma área totalmente pacificada e turística, com modernas escadas rolantes que levam a população e os inúmeros turistas que visitam o local até o topo do morro, com belíssimos grafites estampados em seus muros.
As escadas rolantes, inauguradas em 2012, chamam a atenção de qualquer visitante, uma iniciativa de mobilidade urbana única. São seis lances de escadaria que poupam seus moradores de subir e descer todos os dias o equivalente a quase 30 andares de um edifício. Atualmente, a Comuna 13 é um modelo de transformação social, ponto turístico obrigatório de qualquer pessoa que visite Medellín.
As bibliotecas parques implantadas pela Prefeitura de Medellín são um capítulo à parte. Logo na entrada da Comuna 13, encontra-se uma delas, altamente bem equipada, a Biblioteca Parque Presbiterio José Luís Arroyave , que o grupo da missão teve a oportunidade de conhecer. O objetivo da prefeitura ao implantar essas bibliotecas foi impulsionar o desenvolvimento do entorno, criar espaços democráticos e diminuir as diferenças no acesso à cultura.
Outra iniciativa altamente inovadora e eficiente que a comitiva teve a oportunidade de conhecer, nos bairros de San Javier e de Santo Domingo, foi o metrocable (metrô teleférico), inaugurado em 2004. O metrocable é um teleférico de alta capacidade que liga a malha metroviária de Medellín à sua região periférica. O sistema de transporte público de Medellín é exemplar e barato, um orgulho para a sua população e uma inspiração para todo o mundo.
No dia 15 de novembro, a missão cumpriu sua última agenda institucional em Medellín, visitando o Centro de Desenvolvimento Cultural Moravia, no bairro de mesmo nome, e uma das unidades do Cedezo, que fica localizado no bairro de Santo Domingo, outra área periférica da cidade que é equipada com modernas bibliotecas e o metrocable.
Símbolo de revitalização urbana, Moravia já foi um imenso lixão a céu aberto, além de cenário de inúmeros enfretamentos e disputas entre grupos armados e milícias. Desde 2008, com a chegada do centro cultural ao bairro, a população é beneficiada com várias ações sociais, de educação, cultura, lazer e esportes.
Cedezo é um centro de desenvolvimento comercial, administrado pela Prefeitura de Medellín, articulador de iniciativas voltadas para o apoio ao empreendedorismo, geração de renda, desenvolvimento e consolidação de empresas familiares e microempresas. As unidades espalhadas por toda a Medellín contribuem para o desenvolvimento econômico do território na zona de intervenção com base nos clusters estratégicos da cidade.
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