Evento acontece em Vitória de Santo Antão (PE)e segue amanhã (10)
Teve início nesta terça (08) o V Ciclo Empresarial na Mata Pernambucana, em Vitória de Santo Antão. O evento, realizado pela Fecomércio-PE, Sebrae e Senac, no Vitória Park Shopping, abordou “A era das experiências” e iniciou com palestra do consultor e publicitário Manoel Carlos Júnior.
Durante a abertura do evento, a diretora do Instituto Fecomércio-PE, Brena Castelo Branco, destacou que o intuito do ciclo empresarial é levar conhecimento prático para o empresariado local. “Informação é essencial para o sucesso do negócio de vocês. A gente busca sempre trazer temas que possam ser facilmente aplicados às suas empresas”, afirmou. A gerente da unidade RMR do Sebrae em Pernambuco, Ana Nasi, também ressaltou a importância de buscar atualização constante. “Vejo em vocês um diferencial por estarem aqui e buscando aprender mais. É muito bom ver pessoas interessadas em ampliar os horizontes”, concluiu.
Sete passos – Manoel Carlos Júnior iniciou sua palestra destacando a transformação do consumidor moderno ao longo dos anos. “Há algumas décadas, um jovem de 18 anos tinha como sonho a compra do primeiro carro. Hoje em dia, isso não faz mais sentido. Ele prefere ter liberdade para chamar um Uber, viajar e viver experiências”, explicou.
O grande segredo para o sucesso do negócio, segundo o palestrante, é dar ao cliente coisas que ele encontra pouco no meio social em que vive. “Vivemos em um mundo com excesso de tecnologia, compromissos, impessoalidade e medo…e escassez de afetividade, tempo, atenção e segurança”, enumerou.
Manoel Carlos Júnior apresentou também sete passos que julga essenciais para oferecer a experiencialização ao cliente. “Qual a causa emocional do seu negócio? Vocês precisam ter paixão por aquilo que fazem. Contar uma boa história emociona, cria laços e levam à reflexão”, revelou os passos um e dois. Criar uma sensação de pertencimento marca a memória do consumidor, assim como despertar a memória afetiva também reativa lembranças saudosas – esses ão os passos três e quatro.
“Os detalhes são essenciais e mostram cuidado com o cliente. Provocar os cinco sentidos causam uma imersão do cliente na experiência”, ratifica os passos cinco e seis. O sétimo passo é provocar o efeito “uau”. “Não é preciso de muito dinheiro para surpreender. Muitas vezes, com criatividade e atenção aos detalhes é possível dar ao cliente muito mais do que ele espera, tornando a fidelização inevitável.
O V Ciclo Empresarial na Mata Pernambucana terá ainda palestras de Roberto Montanha e Erik Penna. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas na Associação Comercial e Empresarial de Vitória (ACIAV), na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município ou Senac e custam R$ 20,00 por palestra.
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