O período junino é tão esperado tanto por quem gosta de participar dos festejos quanto pelos comerciantes, que veem na data uma boa oportunidade vendas. Aproveitando este cenário, artesãos de Brasília Teimosa e do Pina, capacitados pelos Institutos Fecomércio-PE, João Carlos Paes Mendonça – IJCPM e Sebrae – PE, comercializam acessórios, objetos de decoração e trajes juninos até o dia 24 de junho, no Shopping RioMar. Os valores das peças variam entre R$ 5 e R$ 150. Uma das novidades são os acessórios para pets a partir de R$10,00, como gravatinhas e lacinhos. Antes da comercialização dos produtos no centro de compras, os artesãos participaram de um curso de confecção de adereços para o São João. Esse grupo está sendo acompanhando desde o Natal de 2016 pelos institutos e já realizaram ações no final do ano passado e no Carnaval deste ano.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Josias Silva Albuquerque, fez questão de conferir de perto o primeiro dia de funcionamento da loja, nesta quinta-feira (1/6). “O Sistema Fecomércio tem muita satisfação em participar de ações como esta, que além de capacitar, oportuniza a exposição do trabalho dos moradores desta região. A parceria com o Instituto JCPM tem gerado frutos promissores para toda a população”, disse.
A artesã Maria José Costa, de Brasília Teimosa, participa desde as primeiras turmas e viu sua realidade sendo mudada aos poucos. “Desde o ano passado eu vivo do artesanato, antes de participar das ações do Instituto Fecomércio-PE e do Instituto JCPM, o artesanato era um complemento de renda. Eu hoje dou oficinas e vendo minhas peças para clientes e também para empresas graças à visibilidade que temos depois das lojas do Natal e do Carnaval”, disse.
Para Maria José, a visão empreendedora adquirida por meio dos cursos e a oportunidade de expor as peças em um centro de compras como o RioMar são os principais fatores do seu sucesso. “À medida que venho sendo acompanhada, eu tenho melhorado a qualidade do meu produto, mudei meu comportamento empreendedor e vejo meu trabalho como um meio de desenvolver socioeconomicamente o local onde moro “, ressaltou.
De acordo com a diretora do Instituto Fecomércio-PE, Brena Castelo Branco, a evolução da turma é notada a cada nova ação. “Nós fazemos uma curadoria das peças, que vão do acabamento ao custo de cada uma. E temos observado que cada vez mais os alunos estão se aprimorando no que diz respeito ao acabamento, a padronização de valores, além de se mostrarem atentos às tendências da moda e do mercado”, enfatizou.
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