Primeiro dia contou com talk show, atividades interativas e discussões sobre parcerias comerciais e a música local pernambucana
O estande do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco deu início à sua participação na Feira do Empreendedor 2024, promovido pelo Sebrae PE, com uma série de atividades voltadas para a inovação, o empreendedorismo social e o fortalecimento de parcerias comerciais. No primeiro dia do evento, os visitantes puderam acompanhar o talk show com a Chef Negralinda sobre “Empreendedorismo Social Transforma Vidas”, participar de uma atividade gamificada no Espaço i.de.i.a.S, sobre os desafios na gestão de negócios virtuais, e se envolver em rodas de conversa sobre como se tornar fornecedor do Sistema Fecomércio Sesc/Senac-PE e a potência do streaming para o mercado da música local através do Selo Sesc PE.
Empreender – O talk show “Empreendedorismo Social Transforma Vidas” com a Chef Negralinda, que também é presidente do Instituto Negra Linda, foi um dos destaques do primeiro dia no estande do Sistema Fecomércio. Durante a sua apresentação, a chef pôde compartilhar um pouco da sua jornada como mulher negra empreendedora da Ilha de Deus, detalhando como transformou sua própria vida e a de muitas outras mulheres em sua comunidade. “Inicialmente fui convidada a fazer parte de um projeto de turismo de base comunitária, onde comecei a cozinhar e me tornei conhecida pela ‘mariscada da Negralinda’. Hoje, trabalho para agregar valor aos frutos do mangue e capacitar outras mulheres a empreender e se reinventar. Acredito que a mulher deve ser o que ela quiser e sou realizada por transformar vidas através da gastronomia”, relatou a Chef.
Inovar – No Espaço i.de.i.a.S, professores e alunos do Senac Pernambuco apresentaram o projeto de gamificação de negócios durante o talk sobre “Empreendedor Virtual: Desafios na Gestão de Negócios”. Alex Cunha, professor de Jogos Digitais do Senac, explicou que a ideia inicial partiu dos alunos, instigados pelo professor André Silva, que desejava um game que refletisse as decisões necessárias para abrir um negócio. “Em apenas quatro dias, os alunos gamificaram essa experiência. A ideia é que essa ferramenta evolua para uma versão mais completa, disponível na internet e em dispositivos móveis,” destacou Alex.
Marcos Ferreira, estudante da turma de Jogos Digitais do Senac, compartilhou sua experiência no desenvolvimento do projeto. “Foi bastante desafiador transformar algo sério em um jogo, adicionando elementos gamificados para incentivar as pessoas a entenderem mais sobre gestão de negócios. Sou um estudante iniciante com experiência júnior, então tive que buscar muito conhecimento para conseguir cumprir nossa tarefa. O Senac foi crucial, com professores e instrutores nos auxiliando na montagem das perguntas e no gerenciamento da plataforma de desenvolvimento. O jogo, chamado Eugestor, permite que você escolha entre três tipos de negócio – uma cafeteria, um serviço de entrega ou uma loja virtual – e testa seu conhecimento de gestão, oferecendo uma pontuação final para avaliar seu desempenho.”
Bate-papo – Durante a programação da tarde, o estande do Sistema Fecomércio ofereceu rodas de conversa sobre temas cruciais para empreendedores e profissionais interessados em parcerias comerciais e na indústria musical. Representantes do Sesc e do Senac conduziram as discussões, proporcionando visões práticas e valiosas para os participantes. Na roda de conversa sobre “Como se tornar Fornecedor do Sistema Fecomércio”, Lizziane Fernandes, coordenadora de compras do Senac, esclareceu o processo de se tornar um fornecedor das instituições. “O objetivo dessa palestra foi mostrar de forma prática e objetiva que vender para o Senac e o Sesc não é uma dor de cabeça. Apresentamos o que é uma licitação, como funciona o processo de dispensa de licitação e quais documentos são necessários. Também trouxemos informações sobre como se cadastrar, participar de pregões eletrônicos e fornecer ao nosso Sistema,” explicou Lizziane.
Encerrando a programação de talk shows e rodas de conversa do primeiro dia da Feira do Empreendedor, Fernanda Souza, gestora cultural e técnica de música da Gerência de Cultura do Sesc, e Isaías Neto, coordenador de economia criativa do Sesc, debateram sobre o “Selo Sesc PE: A Potência do Streaming para o Mercado da Música Local”. Durante a discussão, ressaltaram a relevância do streaming na cadeia produtiva da música e o impacto do Selo Sesc PE. “Lançamos o selo fonográfico Sesc Pernambuco no final do ano passado e estamos explorando a produção e distribuição fonográfica dentro do nosso Centro de Difusão e Realizações Musicais, em Casa Amarela, que possui um estúdio potente. A partir de agora, estaremos lançando e distribuindo o que é criado lá,” comentou Fernanda Souza.
A programação do estande do Sistema Fecomércio continua até o dia 25 de maio, oferecendo uma série de talk shows e rodas de conversa. Entre os destaques estão o Chef Rapha Vasconcellos, que abordará “Gastronomia para Todos”; Daniel Paixão, com o tema “Inovação e Cultura que Nascem na Periferia para o Mundo”; Dário Shoupaiwisky e Luiz Clério discutindo “Uma Visão de Moda (Re)produzida em PE”; e Filipe Sousa, docente em Idiomas do Senac, que falará no Espaço i.de.i.a.s sobre “Empreendedorismo Imersivo: Desenvolvendo Habilidades com Realidade Virtual”. A programação também inclui discussões sobre Inteligência Artificial, Sustentabilidade e Turismo, Gastronomia, Arte Urbana, Terapia Capilar, Empreendedorismo e muito mais.