Por Brena Castelo Branco, diretora-executiva do Instituto Fecomércio-PE
Em busca do desenvolvimento de ações que contribuam para o fortalecimento da competitividade do setor do comércio de bens, serviços e turismo, desde 2007, prioritariamente nas áreas de desenvolvimento da cultura empreendedora, desenvolvimento territorial e estudos e pesquisas, o Instituto Fecomércio-PE enfrentou grandes desafios, no último ano, mas também comemoramos conquistas importantes.
2017 foi um ano de profundas transformações no campo político, econômico e também institucional, e para melhorar nossos resultados buscamos cada vez mais integrar nossas ações com o Sistema Fecomércio, priorizando áreas estratégicas, com o objetivo de contribuir com a formação para o trabalho dos jovens, qualificação e fortalecimento dos pequenos negócios e disseminação de estudos e pesquisas do desempenho da economia.
Não podemos deixar de citar as importantes parcerias desenvolvidas ao longo do ano com o Sebrae Pernambuco, o Tacaruna Social, o Instituto JCPM e diversas prefeituras e entidades de representação empresarial em nosso Estado que enriqueceram o nosso trabalho, fortalecendo a importância do trabalho integrado.
A síntese das principais atividades desenvolvidas ao longo do ano, através dos nossos números, resume nossas conquistas:
– Agenda do Comércio de Pernambuco 2018 – Foi pensada no sentido de contribuir para a construção de um ambiente mais favorável ao desenvolvimento do setor do comércio de bens, serviços e turismo de nosso Estado. Neste documento, realizamos uma análise do contexto econômico, especialmente com relação ao desempenho do comércio, serviços e turismo de Pernambuco, em 2017, e entrevistamos vários líderes empresariais, com o objetivo de identificar os principais entraves para um melhor desempenho do setor em 2018.
– 12 boletins conjunturais mensais – Mensalmente, foram levantados de forma sistemática os indicadores de desempenho das atividades do comércio de bens, serviços e turismo do Estado de Pernambuco, visando o monitoramento das atividades do setor.
– 36 análises dos indicadores do IBGE – Mensalmente, o Instituto Fecomércio-PE disponibiliza análises dos principais indicadores do IBGE: Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).
– 5 sondagens de opinião – Para observar o desempenho do comércio e dos serviços em determinados períodos são realizadas as sondagens de opinião ao longo do ano. O objetivo é identificar as expectativas do consumo, durante datas importantes para o varejo, e dar base ao empresariado para que ele se prepare para cada período do ano. Datas comemorativas pesquisadas: Dia das Mães, Dia dos Namorados, São João, Dia dos Pais e Final de Ano.
– 2 sondagens especiais – Além das sondagens nas datas fixas, são elaboradas pesquisas sobre temas e acontecimentos que possam afetar nosso segmento. Em 2017, foram realizadas duas pesquisas especiais, uma sobre as feiras de negócios em Pernambuco e outra sobre as mudanças tecnológicas e o impacto para o setor terciário, que terá sua conclusão em 2018.
– 16 Fóruns de Debates – O principal objetivo dos fóruns de debates é proporcionar a discussão de temas relevantes para o segmento, principalmente para os empresários do interior do Estado. Diversos temas foram debatidos, em 2017, entre eles: cenários econômicos, segurança pública, franquias, as transformações no ponto de venda, a era das experiências, a modernização dos negócios, a Reforma Trabalhista e o mercado da moda. No total, mais de 2.000 pessoas participaram dos encontros este ano.
– 528 aulas ministradas através do Programa de Formação Empreendedora (Forme) – O Forme é destinado, prioritariamente, aos empreendedores que possuem pequenas atividades ou a pessoas que pretendem abrir seu próprio negócio. Em 2017, foram 1584 horas/aula para 377 pessoas capacitadas para melhorar suas atividades ou buscarem oportunidades no mercado de trabalho, com aulas que ajudam desde a identificação de potencialidades individuais até a elaboração do plano de negócios.
– 48 capacitações através do Programa de Competitividade do Comércio (Procompec) – O Procompec compreende ações integradas, nos territórios atendidos pelo Instituto Fecomércio-PE, que visam contribuir para um ambiente favorável ao desenvolvimento economicamente competitivo, socialmente justo e ambientalmente responsável. Neste projeto, gostaria de destacar o trabalho desenvolvido em parceria com o Instituto JCPM para um grupo de artesanato de Brasília Teimosa e do Pina, com capacitação continuada visando aprimorar a aplicação de técnicas associadas ao uso do design como ferramenta de inovação e inspiração para o aperfeiçoando dos talentos individuais, e com uma grande possibilidade de comercialização dos produtos em uma loja cedida pelo Shopping RioMar nas principais datas comemorativas.
Estes resultados colocam o desafio de criarmos projetos de fortalecimento para o setor do comércio de bens, serviços e turismo de forma permanente e continuada, além da possibilidade de expansão das áreas trabalhadas. Que venha 2018!
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