A tecnologia acelera o processo de aprendizagem em sala de aula, mas é preciso saber usar as ferramentas. Essa foi a tônica da oficina “Metodologias ativas e tecnologias digitais para inovar a prática pedagógica”, ministrada no XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, pelo professor Titular em Linguística no Departamento de Letras da UFPE, Antônio Carlos Xavier, que atua há 15 anos com tecnologia da aprendizagem e é autor do livro em Creative Commons, a Retórica Digital.
Autor de vários livros na área de tecnologia e educação, Xavier pontua que há uma diferença entre tecnologia da educação e tecnologia da aprendizagem. Segundo ele, a primeira é utilizada em sala de aula, dentro da escola, enquanto que a tecnologia da aprendizagem pode ser aplicada no mundo, em qualquer lugar fora da escola. O professor deve ter criatividade, expertise e domínio sobre aquilo que se propõe a ensinar. “Antes de entrar em sala, ele deve pensar como otimizar sua aula para que os alunos aprendam. Por isso, é necessário planejar antes e não improvisar. Ele não pode achar que é um showmane que irá arrasar, afinal o protagonista deve ser o aluno e não o professor”.
E Antônio Carlos Xavier destaca que os componentes da prática pedagógica incluem: professores, aprendizes, ambientes, metodologias, avaliações, atividades, tecnologias. Diante desta nova realidade, percebe-se que o modelo de aula expositiva está fadada à obsolescência, havendo necessidade de motivar, seduzir o aluno em sala e aula para que ele aprenda com prazer e não que esteja ali só por obrigação. O professor pode simular situações reais para que o aprendiz possa vivenciar e ter entendimento do que foi ensinado. Toda escolarização é educacional, mas nem toda educação é escolar. É importante sistematizar o processo da tecnologia no aprendizado pedagógico. Ao sair da sala de aula, o professor tem a obrigação de deixar os alunos diferentes, melhores, e o aprendiz deve ser capaz de entender tudo que foi exposto, caso contrário o objetivo não foi atingido. Deixar o aluno suscitar suas dúvidas pra resolvê-las é um caminho para o aprendizado.
As crianças e adolescentes de hoje são nativos digitais, portanto, não se pode pensar um plano de aula sem algo que faça sentido pra essa nova geração que está o tempo todo conectada. Usar a internet, as tecnologias com criatividade é um grande desafio nos dias de hoje. Xavier levanta um questionamento: o que é prática pedagógica? Nada mais é do a sistematização do fazer-saber para chegar ao saber-fazer.
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