A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, elaborada pela Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo recebeu um recorte local feito pela Fecomércio-PE. A pesquisa apontou que o nível de endividamento das famílias recifenses apresentou alta em janeiro de 2025, alcançando 83,9%, um avanço em relação ao mês anterior (82,0%) e ao mesmo período do ano passado (82,4%). Em termos absolutos, 442.497 famílias relataram algum tipo de dívida, um acréscimo de cerca de mil famílias desde dezembro. Apesar da elevação do endividamento, a inadimplência manteve-se praticamente estável, com 26,2% das famílias relatando contas em atraso, um leve aumento em relação ao mês anterior (26,1%), mas ainda abaixo do registrado há um ano (30,6%). O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas dívidas também se manteve estável, em 12,4%.
O cartão de crédito segue como o principal meio de endividamento, utilizado por 92,2% das famílias. Outros tipos de dívida incluem carnês de lojas (27,3%), financiamentos de veículos (6,3%) e crédito pessoal (5,3%). O comprometimento médio da renda com dívidas ficou em 29,9%, indicando que quase um terço da renda familiar segue destinada ao pagamento de compromissos financeiros.
Para Bernardo Peixoto, presidente da Fecomércio-PE, reforça que o comércio segue acompanhando de perto os movimentos do consumidor. “O cenário ainda demonstra cautela, mas a estabilidade na inadimplência e o controle no comprometimento da renda são pontos positivos. Para o comércio, isso significa que as famílias ainda estão consumindo, mas priorizando gastos essenciais. O crédito continua sendo um fator determinante e, se bem gerenciado, pode manter o setor aquecido ao longo do ano”, afirma.
Para Rafael Lima, economista da Fecomércio-PE, o crescimento do endividamento não necessariamente representa um agravamento do cenário econômico, mas exige atenção. “O aumento do número de famílias endividadas reflete, em parte, a necessidade do crédito para manter o consumo. No entanto, a estabilidade da inadimplência mostra que os consumidores estão conseguindo administrar seus compromissos financeiros. O grande desafio continua sendo o impacto do crédito caro e do elevado comprometimento da renda, que pode limitar o poder de compra nos próximos meses”, avalia.
Fecomércio-PE– A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) realiza, mensalmente, pesquisas conjunturais, de sondagem de opinião em datas comemorativas para o comércio e estudos especiais, através do Instituto Fecomércio-PE, e recortes locais das pesquisas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e dos índices do IBGE, através da sua Assessoria em Economia.