O Senac Pernambuco encerrou sua participação nas Competições Senac 2025 com dois grandes destaques: a medalha de Bronze conquistada por Daniela Gomes, na ocupação Cabeleireiro, e a homenagem ao treinador e avaliador José Alberto dos Santos, escolhido como Docente Destaque da edição. Realizadas no Riocentro, no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 20 de setembro, as Competições reuniram 109 estudantes de 23 estados e do Distrito Federal, que demonstraram suas habilidades em dez ocupações do Comércio.
Cerca de 4 mil pessoas por dia acompanharam as provas, entre empresários interessados em conhecer novos talentos, caravanas de estudantes, familiares, lideranças do Sistema Comércio e profissionais da educação.Pernambuco participou com uma das maiores delegações do evento, formada por cinco competidores: Daniela Gomes (Cabeleireiro – bronze), Renato Muniz (Serviço de Restaurante), Ruan Guedes (Desenvolvimento de Sistemas), Caline Nascimento (Cozinha) e Abigail Araújo (Cuidados de Saúde e Apoio Social). A atuação do grupo reforçou a diversidade e a qualidade da formação oferecida pelo Senac no estado.
“Subir ao pódio foi uma emoção indescritível. Essa medalha representa muito mais do que o meu esforço pessoal: é o resultado de uma preparação intensa, do apoio dos meus treinadores e da confiança que o Senac depositou em mim. Levo comigo o orgulho de representar Pernambuco com esta medalha”, disse Daniela.
Entre os dez educadores premiados nacionalmente, o instrutor e treinador José Alberto recebeu o título de Docente Destaque, em reconhecimento à sua colaboração, engajamento e ética durante a preparação e as provas, além de seu engajamento e espírito de equipe.. “Ser escolhido como Docente Destaque é um reconhecimento não apenas ao meu trabalho, mas ao esforço coletivo de todos que acreditam no poder transformador da educação profissional”, afirmou.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, acompanhou a delegação durante os três dias de evento e ressaltou a importância da participação pernambucana. “Nos orgulha ver uma delegação tão ampla, representando cinco ocupações diferentes e demonstrando o potencial da educação profissional do nosso estado. Esse esforço é reflexo da qualidade do ensino e da dedicação de nossos estudantes e professores”, destacou. Ele também reforçou a relevância das Competições em âmbito nacional: “As Competições são um espaço de estímulo à inovação, ao protagonismo e ao desenvolvimento de novas competências. Os estudantes vivenciam situações reais de mercado e demonstram como a educação profissional é capaz de transformar vidas e gerar oportunidades.”
O encerramento foi marcado por emoção e torcida de todas as delegações. No palco, ao lado do diretor-geral do Senac Nacional, Marcus Fernandes, e do presidente Antonio Queiroz, estiveram as diretoras nacionais Anna Beatriz Waehneldt (Educação Profissional) e Girleny Viana (Operações Compartilhadas), além de presidentes das Federações do Comércio, entre eles o pernambucano Bernardo Peixoto. “Cada medalha conquistada é fruto de meses, às vezes anos, de preparação. Por trás de cada desempenho de excelência, estão nossos docentes, experts, avaliadores e toda uma equipe que trabalhou incansavelmente nos bastidores para que tudo funcionasse com perfeição. A eles e elas, o meu reconhecimento mais sincero”, afirmou Marcus Fernandes.
Com medalha no pódio, reconhecimento docente e presença em cinco ocupações, Pernambuco reafirmou sua força e compromisso com a excelência da educação profissional nas Competições Senac 2025.