A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio PE), através do Instituto Fecomércio PE, encerrou, na última sexta-feira (11), mais duas turmas da Formação Empreendedora (Forme). Desta vez, mais de 20 empreendedores foram certificados em Araripina, no Sertão pernambucano.
A cerimônia de conclusão aconteceu no Sesc Ler Araripina, e contou com a presença de Karyna Cristina, Maria Josiane de Oliveira e Kaylane Silvani, da Sala do Empreendedor, Maria Nunes e Janaina Ricardo, do Sesc Araripina e Rosely Oliveira, do Instituto Fecomércio-PE, compondo a banca avaliadora.
Alicia Laís, uma das sócias da “empresa cria” Trufas ANK, relatou como o curso foi um divisor de águas nos seus conhecimentos sobre empreendedorismo e a importância da metodologia aplicada nas aulas. “No começo, eu não imaginava que poderia ser tão transformador na minha vida, tanto profissionalmente como pessoalmente. Hoje, chegamos ao fim com o sentimento de que realmente valeu a pena, tanto na questão de aprendizado e na troca de experiência com os colegas, como na oportunidade de conhecer realmente o plano de negócios e a formação empreendedora que a Fecomércio está nos apresentando”, contou.
Já Brenda Rafaela, da empresa Doce Equilíbrio, teve sua primeira experiência como empreendedora por meio do Forme, e destacou como o curso lhe proporcionou uma visão ampla sobre o mundo dos negócios. “Estava procurando uma experiência nova e dentro do curso a gente recebe um mundo de possibilidades. Você tem uma dimensão do que é criar uma empresa. No curso, tem a parte teórica, mas quando começa a prática, onde você pensa do slogan da marca até a produção do produto, você lida com as embalagens, vai atrás dos fornecedores, procura realmente estar dentro desse mundo e como vai fazer a sua empresa ter um futuro e chegar nos clientes”, afirmou.
A instrutora do Sebrae Claudia Calazans, responsável por conduzir as turmas durante os 33 encontros, reconheceu o empenho dos participantes e destacou o sucesso alcançado pelos novos empreendedores de Araripina:
“A grande recompensa é chegar ao final, é a gente ver o grande aprendizado. A gente trabalha isso, o nosso foco é o comportamento, são os comportamentos empreendedores que a gente avalia e analisa aqui o desenvolvimento desse comportamento, está todo mundo bem preparado. Araripina, mais uma vez, dando um show”.








