Nessa sexta-feira (1), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio PE), por meio do Instituto Fecomércio PE, em parceria com o Sebrae, promoveu a conclusão de mais um curso do Programa de Formação Empreendedora (Forme), no Senac Paulista, na Região Metropolitana do Recife.
Ao todo, formam realizados 33 encontros ministrados pela instrutora do Sebrae, Cláudia Calazans. De acordo com ela, a turma foi bastante comprometida o que fez total diferença no resultado. “Tivemos um perfil muito forte de empreendedorismo nesse grupo. Paulista foi muito bem representado. Nós trabalhamos a autoestima, valores, plano de negócios tudo de forma personalizada. E quando eles começam a acreditar que eles podem mais do que imaginam eles ganham o mundo”, destacou Cláudia.
Entre os concluintes estava Ana Carolina Almeida, empresária do segmento de personalizados, desenvolveu uma Empresa Cria “Nana Fit Doces” com as colegas Fabiana Ferreira e Luciara Souza. No projeto elas desenvolveram uma loja de brigadeiros feitos com banana verde, sem açúcar e sem lactose. “A metodologia do Forme é diferenciada. Eu já sou empreendedora, mas descobri como empreender da forma correta como esse curso não é só sobre o produto, é sobre o preço certo e o tempo dedicado à produção”, afirmou.
A concluinte ainda ressaltou que didática de ensino foi fundamental para o entendimento da turma. “A instrutora Cláudia, ela passou todas as informações de forma clara e ao mesmo tempo divertida. A forma descontraída de passar tudo à turma foi crucial para um bom resultado, continuou Ana.
As avaliações dos projetos e apresentações foram feitas Roberta Santana do Senac-PE, Ana Nasi do Sebrae, Ana Paula do Banco do Nordeste e Rosely Oliveira do Instituto Fecomércio-PE. “O Forme realmente é um programa para desenvolver o empreendedorismo, despertar o empreendedorismo nas pessoas e ele vem tendo resultados cada vez mais crescentes e isso nos orgulha bastante”, afirmou Ana Nasi.
Ana relembrou ainda que nos anos de 2015 e 2016 participava da gestão do Forme pelo Sebrae. “Hoje, consigo ver o quanto esse projeto se fortaleceu, o quanto cresceu, se transformou e isso é muito legal. Podemos perceber quantas vidas estão sendo transformadas por esse projeto”.
Rosely Oliveira, do Instituto Fecomércio, reafirmou o compromisso do Sistema Fecomércio com a qualificação dos empreendedores, destacando que capacitar os empresários é investir no fortalecimento do comércio, na geração de oportunidades e no crescimento econômico de Pernambuco.
“O Forme trabalha a autoestima de cada estudante de forma diferente, primeiro eles têm que acreditar neles para poderem gerir um negócio. É sempre uma alegria ao final de cada turma, poder ver essas empresas crias saindo do papel e o brilho no olhar de cada é muito gratificante”, apontou Rosely.