Nesta quarta-feira (1º de outubro) foi celebrado o Dia Pan-Americano do Representante Comercial. O Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) e o Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Pernambuco (Core-PE), com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) e do Sindicato dos Representantes Comerciais de Pernambuco (Sircope), promoveram um evento especial em comemoração à data.
A programação contou com a palestra do publicitário Walter Longo, referência em inovação, negócios e transformação digital. O encontro aconteceu na sede do Senac Recife e também foi transmitido ao vivo.
De acordo com Archimedes Cavalcanti Júnior, presidente do Confere, do Sircope e 3º vice-presidente da Fecomércio-PE, celebrar a data é também relembrar os antigos mascates. “Esse é um grande momento da representação comercial brasileira, um setor econômico da mais alta representatividade da economia nacional, nossos negócios transitam 20% do PIB brasileiro. Nós hoje, olhando o passado, os antigos mascates, depois os cachêros viajantes e depois os representantes comerciais, com novas atribuições, conectados, construímos pontes entre os partidos”, destacou.
O Dia Pan-Americano do Representante Comercial é uma oportunidade de valorizar essa atividade que desempenha papel essencial na economia e na sociedade. Atualmente, o Brasil conta com cerca de 750 mil representantes comerciais, responsáveis por aproximadamente 30% dos negócios realizados no país.
Para Bernardo Peixoto, presidente da Fecomércio-PE “esse é um dia de festa para todos vocês! Todo empresário que conhece o trabalho do representante sabe da sua importância. O trabalho do representante comercial é fundamental, e suas conquistas ficam marcadas por onde passam”.
Antes da palestra “Impactos da Inteligência Artificial nos Negócios de Representação Comercial e na Sociedade”, Bernardo Peixoto e Archimedes Cavalcanti entregaram a Walter Longo o Troféu Mascate e um certificado de reconhecimento. Criada em 2012 pelo Core-PE, a honraria é a mais alta premiação concedida a autoridades, personalidades públicas e empresários que se destacam na representação comercial.
“É uma grande satisfação estar aqui no Dia do Representante Comercial, recebendo essa homenagem. Mas, além disso, é especial voltar a Recife, cidade onde passei minha juventude. Estar aqui hoje, falando sobre o impacto da inteligência artificial, é motivo de muita alegria”, afirmou Walter.
Durante sua palestra, Longo explicou como a inteligência artificial está transformando os negócios, desde a personalização do atendimento ao cliente até a otimização das vendas.
“Investir em tecnologia é essencial, mas não é suficiente. Precisamos mudar nossa forma de enxergar as coisas, adotar novas tendências e revisar paradigmas. Hoje, as empresas não morrem apenas por fazer coisas erradas, mas também por insistirem por tempo demais em fazer a coisa certa do mesmo jeito”, ressaltou.
Representação Comercial no Brasil
Oriunda dos caixeiros viajantes e mascates, a profissão de Representante Comercial é uma das mais antigas e vitais para a economia brasileira, sendo, ainda hoje, responsável por aproximadamente 30% de todos os negócios realizados no Brasil.
O Sistema Confere/Cores, composto pelo Conselho Federal e por 24 Conselhos Regionais, contabiliza aproximadamente 750 mil registros ativos, sendo cerca de 43% de pessoas jurídicas e 57% de pessoas físicas. Apenas em Pernambuco, são mais de 20 mil profissionais.
A representante Josineide Barbosa, da Barona Representações, participou do evento e destacou a importância do encontro. “Esse encontro foi maravilhoso, me sinto feliz em poder participar por mais um ano. A palestra de Walter foi bastante enriquecedora para nós. É sempre bom aprender coisas novas”, afirmou.