Durante a manhã da quarta-feira (3), os participantes do Café Empresarial puderam conhecer técnicas para uma oratória eficiente no ambiente corporativo. Com o tema “Oratória Corporativa: Sua Voz, Sua Autoridade”, a especialista Ana Cláudia Crescêncio apresentou métodos para tornar a comunicação mais clara e assertiva. O encontro contou com a presença de 87 pessoas, entre empresários e colaboradores.
Promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), por meio do Instituto Fecomércio, e com apoio do Cartão do Empresário, o evento foi realizado das 8h30 às 12h, na cobertura da Casa do Comércio.
A palestrante destacou formas de tornar o ato de falar em público menos intimidado. Com ampla experiência em treinamentos de comunicação profissional, postura e expressão no ambiente corporativo, ela ressaltou os principais pontos para transmitir confiança, clareza e autoridade. “Foi uma amanhã de muito aprendizado, não só para os participantes, como para mim também. Houve uma troca muito boa, eles participaram bastante, estavam realmente ávidos por conhecimento. A melhor parte, para mim, foi acompanhar as dinâmicas e perceber como o aprendizado aconteceu. Acredito que eles estão levando tudo que foi transmitido nesse Café para a vida profissional e pessoal”, destacou.
A gestora da empresa Central Face, Eunice Barros, participou em busca de aprimoramento. “Esse encontro foi bastante proveitoso. Sou uma pessoa travada para falar com muita gente e estou buscando conhecimento para melhorar, porque a nossa voz é a nossa imagem”, afirmou.
Já Jullyane Vasconcelos, advogada e assessora jurídica da Fecomércio PE, participou do encontro para se atualizar. “A palestra trouxe um estímulo sobre como devemos nos comunicar melhor, foi interessantíssima. O ponto alto, sem dúvida, foi a liberdade com que Ana Cláudia conduziu a apresentação”, destacou.
Para o superintendente do Instituto Fecomércio, Ricardo Santos, a iniciativa, que também conta com o apoio do Cartão do Empresário, visa fortalecer a atuação dos empresários no mercado e oferecer ferramentas práticas para o dia a dia corporativo. “Este evento aproximou ainda mais os empresários das tendências e soluções que impactam diretamente a gestão de seus negócios. Queremos oferecer conhecimento prático, que ajude a enfrentar os desafios do mercado e a aproveitar as oportunidades que surgem em um cenário cada vez mais competitivo”, afirma Santos.
O próximo Café Empresarial está marcado para o dia 7 de outubro e abordará a atualização da Norma Regulamentadora 1 (NR-1). A partir de maio de 2026, será obrigatório que as empresas identifiquem e gerenciem riscos psicossociais no ambiente de trabalho.